Leia também:
X Bolsonaro: Hackers desviaram 12 milhões de votos meus em 2018

Ao vivo: Câmara decide sobre perda do mandato de Flordelis

Para cassar o mandato, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados

Paulo Moura - 11/08/2021 15h03 | atualizado em 11/08/2021 15h07

Flordelis faz sua defesa no Conselho de Ética Foto: Câmara dos Deputados/Cleia Viana

Iniciou às 15h desta quarta-feira (11) a sessão da Câmara dos Deputados que decidirá se aprova ou não a perda de mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. A parlamentar nega as acusações.

Em junho deste ano, o colegiado recomendou a cassação do mandato da parlamentar por quebra de decoro. A decisão final, no entanto, cabe ao Plenário. Para cassar o mandato, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados (maioria absoluta) em votação aberta e nominal.

O parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator do caso, aponta que a parlamentar não conseguiu provar sua inocência. Segundo o parlamentar, Flordelis tentou usar o mandato para cooptar um de seus filhos para assumir a autoria do crime, era a única da família com recursos para comprar a arma, e também teria abusado de prerrogativas parlamentares.

Flordelis é ré na Justiça pelo homicídio do marido, o pastor Anderson do Carmo, ocorrido em junho de 2019. Além dela, outras dez pessoas foram denunciadas no processo sobre o crime, que tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) aponta como evidências de que a deputada participou do crime a descoberta de uma trama para tentar atrapalhar as investigações, mensagens trocadas por ela com um de seus filhos, além do depoimento de testemunhas relatando que a deputada desejava a morte do marido.

Leia também1 Chateada, Flordelis decide expor os bastidores da eleição de Lira
2 Cármen Lúcia nega pedido de Flordelis para impedir votação
3 Arthur Lira diz que assunto do voto auditável "chegou ao limite"
4 STJ mantém prisão de filho de Flordelis que fraudou carta
5 "Eleição se toma": Barroso diz que vídeo foi tirado de contexto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.