Leia também:
X Família do cabo Cardoso recebe honraria póstuma nesta quinta

Ao STF, PSB acusa Bolsonaro de homicídio na pandemia

Partido de esquerda acusa o presidente dos crimes de homicídio por suposta omissão e prevaricação em ações de combate à Covid-19

Pleno.News - 24/03/2021 14h18 | atualizado em 24/03/2021 14h24

Bolsonaro discursando em última ida ao Ceará
Bolsonaro em Tianguá, no Ceará Foto: José Dias/PR

Parlamentares do Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolaram uma ação, na manhã desta quarta-feira (24), no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, na qual o acusam dos crimes de homicídio por suposta omissão e prevaricação em ações de combate à pandemia da Covid-19.

A ação enviada ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, traz uma série de alegações feitas pela legenda de esquerda contra o presidente da República, como a de que Bolsonaro teria retardado a compra de vacinas oferecidas ao país.

Os parlamentares ainda acusam Bolsonaro de incorrer em crime de homicídio por suposta omissão imprópria. Os crimes omissivos impróprios – também conhecidos como crimes omissivos impuros e espúrios – são aqueles em que o governante tinha o dever jurídico de agir, mas não fez o que deveria ter feito.

– Na presença de tais circunstâncias, verifica-se que o omitente tinha a real possibilidade de agir, ou seja, poder para executar a ação exigida, caracterizando, portanto, a conduta omissiva – declaram, na ação.

A ação é assinada pelos deputados Elias Vaz (GO), Alessandro Molon (RJ), Denis Bezerra (CE), Lídice da Mata (BA), Camilo Capiberibe (AP), Bira do Pindaré (MA), Vilson Luiz da Silva (MG), Aliel Machado (PR) e Gervásio Agripino Maia (PB).

*Estadão

Leia também1 Pacheco e Lira cobram discurso único entre Poderes e Bolsonaro
2 OAB pede a Aras que processe Bolsonaro por "má gestão"
3 Bolsonaro anuncia criação de comitê semanal contra Covid-19
4 Bolsonaro se reúne com chefes dos Poderes e governadores
5 Michelle agradece apoio recebido durante aniversário

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.