Leia também:
X Rachadinha: STJ anula todas as decisões contra Flávio Bolsonaro

Ao STF, Onyx defende proibição de demissão de ‘não vacinados’

Ministro do Trabalho enviou manifestação em ações apresentadas por três partidos

Henrique Gimenes - 09/11/2021 19h53 | atualizado em 10/11/2021 11h27

Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni Foto: PR/Alan Santos

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, defendeu a portaria que impede empresas de demitirem funcionários que não apresentarem um comprovante de vacinação. Onyx afirmou que a medida foi uma maneira de evitar demissões em massa.

A portaria do Ministério do Trabalho foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (1º). De acordo com o texto, fica caracterizado como “prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”.

Diante da portaria, três partidos, o PSB, o PT e a Rede Sustentabilidade, decidiram acionar o STF para derrubar a medida. O relator dos processos é o ministro Luís Roberto Barroso.

No documento enviado ao Supremo, o governo aponta que a demissão de pessoas que não se vacinaram viola “o direito fundamental ao trabalho em sua absoluta inteireza”.

O ministro ressalta ainda que, com a medida, o “cidadão não vacinado será eternamente rotulado pela sociedade como uma espécie de ‘leproso’ que não pode conviver em ambientes de trabalho. Obviamente, a referida conduta tende a gerar uma pena de caráter perpétuo ao cidadão que, opte por não se vacinar, pois fomenta a todos os outros empregadores nunca mais o contratem”.

Além disso, ressaltou que “quanto à isonomia constitucional entre cidadãos, não parece razoável uma sociedade empresarial, a exemplo de uma companhia aérea, exigir requisitos sanitários para os consumidores de seus serviços distintos dos procedimentos que são exigidos de quadro de empregados”.

Leia também1 Rachadinha: STJ anula todas as decisões contra Flávio Bolsonaro
2 'Tenho 10% de mim dentro do STF', diz Bolsonaro sobre Nunes Marques
3 Comissão de Direitos Humanos quer saber sobre casos de Silveira e Eustáquio no STF
4 Alcolumbre fala sobre sabatina de Mendonça: "Tudo parado"
5 Com 6 votos, STF forma maioria contras as emendas de relator

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.