Leia também:
X MP desmonta denúncia da Folha de ‘disparos em massa’ em 2018

Ao STF, Lira rechaça omissão por impeachment: ‘Solução extrema’

Em sua manifestação, presidente da Câmara afirmou que o "primeiro juiz das autoridades eleitas em uma democracia deve ser sempre o voto popular"

Henrique Gimenes - 15/10/2021 17h37 | atualizado em 15/10/2021 18h24

Presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: PR/Isac Nóbrega

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur lira (PP-AL), encaminhou um posicionamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) para falar sobre uma suposta “omissão e morosidade” para analisar pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A manifestação foi feita em cima de um pedido apresentado pelo PDT. A informação foi dada pelo site Metrópoles.

O partido decidiu acionar o Supremo após a Câmara ter recebido 126 pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro, mas somente seis destes terem sido analisados. Na ação, o PDT aponta que “ao invés de analisar os requisitos de admissibilidade dos pedidos de impeachment protocolados, para então proferir decisão no sentido de arquivar ou dar impulso oficial à denúncia formalizada, [Lira] profere declarações na mídia que sinalizam a rejeição sumária dos pedidos”.

Ao Supremo, Arthur Lira negou qualquer tipo de falha em sua atuação no comando da Câmara e apontou que o “impeachment é uma solução extrema. O tempo dessa decisão não é objeto de norma legal ou regimental pela própria natureza dela”.

O parlamentar ainda afirmou que o “primeiro juiz das autoridades eleitas em uma democracia deve ser sempre o voto popular”. Lira também explicou que “a decisão do presidente da Câmara dos Deputados sobre denúncia de crime de responsabilidade imputada ao presidente da República em nada se assemelha aos atos administrativos”.

Leia também1 MP desmonta denúncia da Folha de 'disparos em massa' em 2018
2 PGR irá analisar investigação de Alcolumbre por travar sabatina
3 Web critica a IstoÉ por capa que compara Bolsonaro a Hitler
4 Mario Frias vai processar a IstoÉ após ser chamado de miliciano
5 'Renan deveria ter vergonha', diz Flávio sobre indiciar Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.