Leia também:
X Em vídeo, Moro critica ação do PT: “Intimidaram a minha filha”

Ao lado de Lula, prefeito do PSOL diz que o Círio de Nazaré não é mais da Igreja Católica

Arquidiocese de Belém se manifestou contrária ao prefeito

Monique Mello - 04/09/2022 12h11 | atualizado em 05/09/2022 13h24

Lula, Janja e o prefeito Edmilson Rodrigues Foto: Ricardo Stuckert/PT

Realizada há mais de 200 anos em Belém, no Pará, a celebração religiosa Círio de Nazaré não se restringe mais à Igreja Católica. Foi o que disse o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL), durante um comício do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quinta-feira (1º). A declaração não repercutiu positivamente, tendo provocado a manifestação da Arquidiocese de Belém.

– Venha, venha festejar o Círio e ver a maior festa religiosa do mundo, onde evangélicos, umbandistas, candomblecistas, todos participam, porque a festa é do povo. Já não é mais da Igreja Católica – disse Rodrigues ao lado de Lula e sua esposa Rosângela Silva, a Janja, que segurava a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Em nota divulgada neste sábado (3), a Arquidiocese de Belém disse que “palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos”.

– Sabemos que o Círio é tido como a maior festa religiosa do mundo, uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e, como tal, tem significativa influência na cultura paraense, sem deixar de ser expressão plenamente católica. Assim sendo, toda e qualquer pessoa se sinta bem-vinda para viver e participar desta manifestação mariana, independentemente de sua devoção – diz a nota.

O prefeito, por sua vez, também se pronunciou neste sábado (3), a fim de “evitar mal-entendidos”.

– Ao me referir à grandiosidade e importância do Círio de Nossa Senhora de Nazaré – maior manifestação católica do mundo – ressaltei que ela era uma festa de todo o nosso povo, que, portanto, contava com a participação de pessoas das mais diversas religiões – declarou.

Leia também1 Rejeição de Lula "dispara" e total bate recorde, diz pesquisa
2 Camargo acusa "esquerdista" de roubar a comida de seu comitê
3 TSE determina que cantor Latino apague publicação contra Lula
4 Em 18 dias, Haddad gastou 97% da quantia recebida em fundos
5 Lula: ‘Governo não existe para agradar empresário ou fazendeiro’

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.