Leia também:
X Moro sobe o tom: “Se acontecer algo com minha família, responsabilidade é do presidente”

Andréia Sadi critica Lula por falas sobre Moro: “Vingativo”

Para jornalista, o próprio presidente está "contaminando" seu governo

Pleno.News - 23/03/2023 17h01 | atualizado em 23/03/2023 17h58

Andréia Sadi Foto: Reprodução / GloboNews

Durante análise nesta quinta-feira (23), a jornalista da GloboNews Andréia Sadi afirmou estar “bem impressionada” com as falas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). De acordo com ela, o petista está contrariando sua campanha baseada na “paz” e no “amor” ao adotar um tom vingativo.

Na avaliação de Sadi, o próprio chefe do Executivo está sendo o responsável por “contaminar” o seu governo.

– O Lula nesse espírito, que fez uma campanha toda no “não tem revanchismo, aqui é só love, Lula paz e amor, ministério do namoro”, coisa e tal… Olha, Valdo, eu vou te falar, está me parecendo o #vingativo. Muitas das declarações dele sim estão contaminando… Geralmente é ministro ou assessor que contamina o andamento do governo. Com esse tipo de declaração, quem está contaminando neste momento é o próprio presidente – opinou Sadi.

A comunicadora afirmou ainda que a postura de Lula está alçando Moro ao nível de seu adversário eleitoral.

– Eu estou bem impressionada, Valdo, porque os agentes no entorno do Lula estão atuando para tirar o caráter político das diferentes crises, seja na Economia, seja na questão, que é uma política eleitoral mesmo, né? Porque o Lula coloca o Moro como um adversário eleitoral e alça o Moro também. Quando ele dialoga com o Moro, é o presidente brigando para baixo, como ele está fazendo com o presidente do Banco Central (BC) – disse Sadi.

“ARMAÇÃO”
O presidente causou grande repercussão nesta quarta ao afirmar que a operação da Polícia Federal para desmantelar um grupo do Primeiro Comandado da Capital (PCC) que pretendia matar autoridades, incluindo o senador Sergio Moro, é uma “armação” do próprio senador.

– Eu não vou falar, porque acho que é mais uma armação do Moro, mas eu quero ser cauteloso. Eu vou descobrir o que aconteceu. É visível que é uma armação do Moro, mas eu vou pesquisar e vou saber porquê da sentença. Até fiquei sabendo que a juíza não estava nem em atividade quando deu o parecer para ele, mas isso a gente vai esperar. Eu não vou ficar atacando ninguém sem ter provas. Eu acho que é mais uma armação – declarou ele ao ser questionado sobre o tema.

Lula se referia à juíza Gabriela Hardt, substituta de Moro na Justiça Federal do Paraná. Foi ela quem assinou os mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos pela PF nesta quarta (22), quando foi deflagrada a operação que desarticulou os planos contra o senador, sua família e também contra o promotor de Justiça de São Paulo, Lincoln Gakiya.

“VINGANÇA”
Essa não foi a única fala polêmica do presidente proferida nesta semana em relação ao ex-juiz que o condenou. Em entrevista ao Brasil 247, Lula disse na última terça-feira (21) que, durante seu período na cadeia, só pensava em vingança contra Moro.

– De vez em quando um procurador entrava lá de sábado, ou de semana, para visitar, se estava tudo bem. Entrava três ou quatro procuradores e perguntava: “Tá tudo bem?”. Eu falava: “Não está tudo bem. Só vai estar bem quando eu f**** esse Moro”. Vocês cortam a palavra “f****” aí. (….) Eu estou aqui [na prisão] para me vingar dessa gente. Eu falava todo dia que eles visitavam lá. Entrava o delegado, eu falava a mesma coisa: “Se preparem que eu vou provar” – declarou o presidente.

Leia também1 Lula diz que operação da PF "é uma armação do Moro"
2 Colunista do jornal O Globo questiona fala de Lula sobre PF
3 Mourão critica Lula e diz que Moro é um homem de honra
4 Eduardo Bolsonaro rebate Lula após fala sobre "armação"
5 Suspeito deixou presídio com missão de atentado contra Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.