Leia também:
X Nikolas Ferreira expõe apoio de Dino a ato que destruiu Brasília em 2017

André Mendonça vota contra afastar Ibaneis e prender Torres

STF já possui nove votos para confirmar ambas as medidas

Pleno.News - 11/01/2023 23h25 | atualizado em 12/01/2023 11h22

Ministro André Mendonça Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o afastamento cautelar do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a prisão do ex-secretário de Justiça do DF, Anderson Torres, na investigação sobre os atos de vandalismo em Brasília.

Até agora, o ministro está isolado. O STF já tem nove votos para confirmar as medidas, decretadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito sobre a invasão à Praça dos Três Poderes.

Ao votar para derrubar o afastamento do governador, Mendonça usou como argumento a intervenção federal na segurança pública do DF. Para o ministro, o cenário “torna desnecessária” e “desproporcional” a destituição temporária de Ibaneis. Na avaliação dele, a realidade atual “afasta qualquer possibilidade de influência” do emedebista.

Mendonça classificou o afastamento como uma medida de “extrema gravidade” e defendeu que o governador teve a “legitimidade democrática renovada” nas eleições “recém-ocorridas”.

ANDERSON TORRES
André Mendonça também foi contra a prisão preventiva do delegado federal Anderson Torres, que o substituiu no Ministério da Justiça e Segurança Pública quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o STF.

Ele defendeu que a prisão processual deve ser “excepcionalíssima” e que, no caso, não há “perigo” para a investigação ou para a ordem pública se o ex-ministro aguardar o andamento das apurações em liberdade.

Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Anderson Torres foi nomeado para comandar a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, cargo que ocupava antes do convite para integrar o governo federal. A segunda passagem pela pasta, no entanto, foi “relâmpago”. Pressionado, Ibaneis Rocha exonerou o secretário após os atos do dia 8.

Mendonça lembrou que Torres não está mais no cargo e, por isso, não pode mais “ocasionar, por ação ou omissão na condução de políticas de segurança pública, a citada reiteração na prática dos delitos investigados”.

– Ausente, portanto, a contemporaneidade na presença dos motivos ensejadores da custódia cautelar ante a ausência de indicação de que tais investigados poderão, de algum modo, permitir a reiteração das condutas delitivas. Reforça esse entendimento o fato de a segurança pública no Distrito Federal se encontrar, no presente momento, sob intervenção e responsabilidade federal – argumentou.

Anderson Torres estava de férias nos Estados Unidos quando teve a prisão decretada. Ele anunciou que voltará ao Brasil para se entregar às autoridades.

Os argumentos de Mendonça também se estenderam ao ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fabio Augusto Vieira, outro que teve a prisão preventiva decretada. Ele coordenou o trabalho da corporação no último domingo (8) quando os manifestantes vandalizaram os prédios da Presidência, do STF e do Congresso, mas foi substituído pelo interventor Ricardo Cappelli.

*AE

Leia também1 Justiça do DF inicia audiências de custódia de presos por atos
2 Nikolas vai ao STF contra Flávio Dino por "omissão intencional"
3 Por 9 a 2, STF mantém Ibaneis afastado do governo do DF
4 Nikolas Ferreira expõe apoio de Dino a ato que destruiu Brasília em 2017
5 Costa sobre privatizar o Porto de Santos: "Lula quer investimento"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.