Leia também:
X Covid-19: Brasil registra 338 novas mortes em 24 horas

André Mendonça é convidado por Bolsonaro para a Justiça

Advogado-geral da União pode assumir o Ministério no lugar de Sergio Moro

Pleno.News - 27/04/2020 20h31 | atualizado em 27/04/2020 20h39

Advogado-geral da União, André Mendonça Foto: Isac Nóbrega/PR

Após dias em busca de um substituto para Sergio Moro no Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro convidou nesta segunda (27) o ministro da AGU (Advocacia Geral da União), André Mendonça, para assumir o cargo.

Ambos tiveram uma conversa mais cedo. O ministro não deu uma resposta final, mas, segundo aliados, deverá aceitar o convite.

Se Mendonça for confirmado, a tendência é que Bolsonaro faça uma cisão no Ministério da Justiça e crie a pasta da Segurança Pública.

Neste caso, a expectativa de assessores do presidente é que ele nomeie o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Oliveira, para a função.

Pesou contra a ida de Jorge Oliveira para o Ministério da Justiça o fato de ele ocupar hoje um cargo estratégico no Palácio do Planalto como ministro da Secretaria Geral e também subchefe de assuntos jurídicos, responsável por editar os atos normativos da Presidência.

Bolsonaro estava com dificuldades de encontrar um nome confiável para substituir Oliveira, que é amigo de longa data da família do presidente.

Além disso, o presidente também se livraria da acusação de que nomeou uma pessoa do seu círculo íntimo para um ministério.

O advogado-geral da União ainda tem mais bagagem jurídica, por isso, representaria uma nomeação mais técnica para a Justiça.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro sobre novo ministro da Justiça: "Surpresa positiva"
2 Bolsonaro desafia Moro a "comprovar acusação grave"
3 "Moro tentou arrumar saída espetacular", diz Malafaia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.