Âncora da Globo é desmentida ao vivo ao criticar governo
Especialista da emissora corrigiu Leilane Neubarth
Gabriela Doria - 29/10/2019 19h39 | atualizado em 30/10/2019 19h58

A apresentadora Leilane Neubarth, que comanda a edição das 18h do Jornal da GloboNews, foi desmentida ao vivo sugerir que o governo federal foi omisso no combate ao óleo no litoral do Nordeste.
– O recurso que o governo brasileiro poderia ter pra rastrear essa mancha de óleo, seria acionar o consórcio internacional de satélites da China. Isso poderia ter detectado o óleo assim que ele começou a vazar – afirmou Leilane.
No entanto, o especialista convidado do programa acabou corrigindo a informação.
Primeiro, Laércio Namikawa afirmou que não é China quem comanda o consórcio. Segundo ele, 17 agências internacionais compõem o grupo.
– Leilane Neubarth, âncora da Globo, é desmentida ao vivo ao criticar o Governo Jair Bolsonaro.
– Globo e Folha de São Paulo, juntas, campeãs em fakenews e desinformação. pic.twitter.com/o4EolXTzfv— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 27, 2019
Depois disso, o especialista disse ainda o governo não poderia ter recorrido ao consórcio porque os satélites não conseguiriam ver as manchas por causa do baixo volume de óleo.
Namikawa lembrou ainda que o governo não poderia ter acionado o consórcio antes porque as placas de óleo só foram descobertas depois que entrou no litoral brasileiro.
Em seu Twitter, o vídeo com as ataques de Leilane foi replicado pelo presidente Jair Bolsonaro.
– Leilane Neubarth, âncora da Globo, é desmentida ao vivo ao criticar o Governo Jair Bolsonaro. Globo e Folha de São Paulo, juntas, campeãs em fake news e desinformação – escreveu Bolsonaro.
Leia também1 Jair Bolsonaro diz que pode dificultar a vida da Rede Globo
2 Ana Paula afirma que Globo censurou fala sobre trans
3 MPF instaura inquérito contra Globo após "aula" de aborto