Leia também:
X Gilmar Mendes nega pedido de liberdade para Jairinho

Analista da CNN teme novos calotes de países no governo Lula

Raquel Landim criticou empréstimos a nações com poucas garantias, como Cuba e Venezuela

Thamirys Andrade - 26/01/2023 17h11 | atualizado em 26/01/2023 18h48

Analista econômica da CNN, Raquel Landim Foto: Reprodução / Twitter

A analista econômica da CNN Brasil, Raquel Landim, avaliou que os governos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederam empréstimos a Cuba atropelando decisões técnicas por razões meramente políticas, e há risco de que o cenário se repita no novo mandato.

Para Raquel, “o problema não é o mecanismo de financiamento à exportação” – prática que, segundo ela, é comum em países desenvolvidos -, mas sim a decisão do PT de ignorar os avisos dos técnicos para os “riscos altíssimos” de crédito em Cuba.

– Grandes países, como China e Itália, têm mecanismos de financiamento à exportação de serviços de grandes obras. É benéfico para o país que faz isso, você consegue estimular suas exportações de máquinas, de uma série de equipamentos, etc. O grande problema disso, o nó que eu vejo no Brasil, que apareceu lá atrás, e que a gente sempre tem o risco de se repetir, são os critérios, os procedimentos e o compliance disso – observou Landim.

Como exemplo, ela citou o caso do porto de Mariel, no país caribenho.

– Os técnicos apontavam o tempo todo para os riscos altíssimos de crédito de Cuba e que as garantias eram insuficientes, eram ruins, eram frágeis. E houve uma decisão política de Lula, na época ele era o presidente, de conceder o empréstimo a qualquer custo, a despeito dos alertas técnicos de que as garantias eram ruins – lembrou.

Landim finalizou questionando ceticamente se o Brasil tem “maturidade institucional” para retomar essas operações.

– O que a gente assistiu no BNDES, no caso de Venezuela e Cuba, foi decisões políticas, atravessando, atropelando, os critérios técnicos – concluiu.

Confira a análise completa de Landim acerca do tema:

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.