Leia também:
X Bolsonaro depõe na PF e diz que não tentou reaver as joias

Ana Campagnolo faz apelo e clama por segurança em escolas

Dois dias antes do ataque à creche, a deputada apresentou ao Legislativo medidas de segurança nas escolas

Priscilla Brito - 05/04/2023 19h15 | atualizado em 26/04/2023 16h07

Deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC)
Deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Nesta quarta-feira (5), após o ataque à creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, que deixou quatro crianças mortas e outras quatro feridas, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC), solicitou, durante uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), “prioridade na tramitação de projeto de lei de sua autoria que trata de um programa de segurança nas escolas”.

Em 3 de abril, dois dias antes do ataque à unidade de ensino, a parlamentar apresentou ao órgão do poder Legislativo as propostas do Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento da Rede Estadual de Ensino. O projeto se debruça em três linhas: segurança profissional armada, câmaras internas e externas, treinamento e capacitação em segurança.

Conforme apresentado pelo site Ana Caroline Campagnolo ,”a lei prevê que todas as escolas estaduais de Santa Catarina deverão conter pelo menos um vigilante armado durante o período escolar, câmeras de videomonitoramento na entrada das escolas, nos ambientes comuns e dentro das salas de aulas, além de um treinamento anual para os funcionários das escolas para a conscientização e identificação de possíveis sintomas que indiquem problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes, assim como a abordagem pedagógica para prevenção de fatores que influenciem a prática de ações lesivas à comunidade escolar”.

– Pode ser um projeto que não vai resolver o problema da violência, mas vai amenizar e trazer soluções pontuais – afirmou Campagnolo.

A parlamentar espera que sua proposta seja considerada e levada adiante. Para Ana Campagnolo, “as crianças são os bens mais valiosos para as famílias e devem ser protegidas por todos, incluindo as famílias e os poderes públicos de todas as esferas”.

REPERCUSÃO
Nesta quarta, após a tragédia ocorrida na creche em Blumenau, internautas, incomodados, se viram “obrigados a concordar” com as medidas de prevenção de autoria da deputada.

– Não acredito que vou ser obrigada a concordar com a Ana Campagnolo – escreveu um internauta.

– Sim, estou concordando com a Ana Campagnolo pela primeira vez na vida – afirmou outra.

Em resposta, a deputada afirmou que “nunca é tarde para largar o preconceito e começar a analisar as ideias com mais honestidade”. Ela completou dizendo que “mudar de opinião não é feio, feio é insistir no erro”.

A deputada aproveitou o espaço e solicitou a população que convocasse os vereadores de suas respectivas cidades, deputados a fim de que o projeto seja aprovado com urgência.

– Precisamos mobilizar forças em todas as esferas e atuar juntos para consolidar essa proposta. Conto com vocês! – afirmou.

Leia também1 Polícia diz que autor de chacina em creche sofreu surto psicótico
2 Creche: Agressor simulou golpes em elevador antes da chacina
3 Creche: Crianças feridas tiveram lesões no rosto e nas costas
4 Blumenau: Bolsonaro pede por "justiça implacável"
5 Mãe de bebê que estava em creche: "Pedi pelo amor de Deus"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.