Leia também:
X Bolsonaro rebate imprensa e nega boicote a couro brasileiro

Amazônia: Governo registra redução de focos de incêndio

Operação Verde Brasil apontou diminuição, principalmente em Rondônia

Ana Luiza Menezes - 28/08/2019 21h11

Aeronave da Força Aérea Brasileira ajudou no combate a focos de incêndio na região amazônica Foto: PR/Isac Nóbrega

Por meio da Operação Verde Brasil, que reuniu os esforços de várias agências no combate às queimadas na região amazônica, foi registrada uma redução na quantidade de focos de incêndio. A avaliação é referente aos últimos dias.

Graças ao trabalho conjunto, a avaliação do governo, até o momento, é positiva, para que o fogo seja extinto nos próximos dias.

– A avaliação é positiva. Com os parâmetros do Censipam [Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia], vimos que os focos de incêndio diminuíram bastante – disse o subchefe de operações do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante Ralph Dias da Silveira.

A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa, que aconteceu nesta quarta-feira (28).

Dados do Censipam apontaram focos mais intensos espalhados em áreas do Amapá, Rondônia Pará e Maranhão, entre domingo e segunda-feira. N medição realizada entre segunda e terça-feira, o mapa de focos de calor registrou diminuição principalmente em Rondônia.

Apesar dos dados, o chefe do Centro Especializado Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gabriel Zacharia, alertou que os esforços precisam continuar, visto que redução não é o mesmo que extinção.

Em Rondônia, a quantidade de focos de queimadas foi reduzida de 400 para 24 após a atuação das Forças Armadas. O uso de ações militares para combater as chamas foi autorizado na semana passada, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Leia também1 Bolsonaro anunciará pacote ambiental na próxima semana
2 Voluntariado será critério de desempate em concurso
3 Eduardo fala contra a entrada da Bolívia para o Mercosul

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.