Leia também:
X Após parada cardiorrespiratória, morre o Dr. Anthony Wong

AM: Governador exime governo federal de culpa por colapso

Wilson Lima disse que administração federal tem sido parceira do estado

Paulo Moura - 16/01/2021 08h35 | atualizado em 16/01/2021 08h39

Governador do Amazonas, Wilson Lima Foto: Diego Peres/Secom-AM/Reprodução

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que o governo federal não foi o culpado pelo colapso da saúde pública do estado por conta da pandemia de Covid-19. Em entrevista concedida para a jornalista Rachel Sheherazade, do site Metrópoles, Lima afirmou que a administração federal tem sido parceira no combate ao vírus.

– Recebemos do Governo Federal equipamentos como bombas e respiradores. Estamos sendo socorridos, nesse momento, com a questão das mini usinas, que estão chegando aqui no estado do Amazonas e serão instaladas nos hospitais. O Governo Federal tem sido um grande parceiro do estado do Amazonas no combate à pandemia – disse.

O gestor estadual atribuiu a parte da sociedade amazonense a culpa pelo aumento de casos e afirmou que as festas clandestinas registradas ao longo dos últimos meses foram determinantes para que os leitos dos hospitais chegassem ao máximo de lotação.

– Veja o que aconteceu agora, em relação às festas clandestinas. As pessoas ali na balada, bebendo, usando às vezes o mesmo copo, aquele copo que passa de boca em boca, e aí essa pessoa acaba levando o vírus para sua casa – afirmou.

Wilson também se defendeu de acusações sobre não ter se planejado para combater a nova onda da pandemia no estado e disse que se preparou “no que era possível”. O governador ainda disse que já acionou na Justiça as empresas que fornecem oxigênio para o estado para que elas sejam responsabilizadas.

– O estado do Amazonas se preparou em tudo aquilo que era possível. Eu recebi o comunicado de que faltaria oxigênio, efetivamente, que as empresas não teriam condições de abastecer na quantidade que a gente necessitava, durante a madrugada. E disseram que, dali cinco horas, teria hospital sem abastecimento – completou.

Leia também1 Huck tenta lacrar com panelaço, mas é "jantado" na web
2 Cantor Gusttavo Lima envia 150 cilindros de oxigênio ao AM
3 Bolsonaro desafia Doria a zerar imposto sobre combustível
4 STF dá 48 horas para Bolsonaro apresentar plano para o AM
5 Amazonas: Polícia apreende 45 cilindros de oxigênio em barco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.