Apex: Almirante assume órgão e demite diretora olavista
Letícia Catelani se envolveu em polêmicas internas com dois ex-presidentes
Camille Dornelles - 07/05/2019 09h56 | atualizado em 07/05/2019 10h08
Nesta segunda-feira (6), o contra-almirante da Marinha Sergio Ricardo Segovia Barbosa assumiu o cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Em sua primeira ação, ele demitiu dois diretores.
Os servidores administravam os setores de Gestão Corporativa (Márcio Coimbra) e de Negócios (Letícia Catelani). Letícia foi indicada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e recomendada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Ela é adepta das ideias do escritor Olavo de Carvalho e aparece em diversas fotos com personalidades do governo federal e do PSL.
Letícia se envolveu em um embate com o ex-presidente da Apex, Alecxandro Carreiro. Pouco depois do desentendimento, ele foi demitido. Depois, assumiu Mario Vilalva. Esse declarou que os dois diretores eram “despreparados, inexperientes, inconsequentes e irresponsáveis” em uma entrevista à Folha de S. Paulo. Também foi demitido.
– O que está acontecendo aqui é que as pessoas estão trabalhando em agendas pessoais, e com isso não estão preocupadas em fazer com que o trabalho da agência corra normalmente, como sempre aconteceu – disparou Vilalva, na época.
A informação da demissão dos dois diretores foi confirmada pela assessoria de imprensa da Apex. Logo depois, uma campanha se mobilizou nas redes sociais em favor de Letícia Catelani. A hashtag #SomosTodosLetícia subiu aos Trending Topics Brasil.
NOTA DA APEX NA ÍNTEGRA
O senhor Sergio Ricardo Segovia Barbosa assumiu, hoje (6 de maio), a presidência da Apex-Brasil.
Segovia, 55 anos, é Contra-Almirante na Marinha Brasileira. Com reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística. Atuou também em Gerenciamento de Emergência e de Riscos, Segurança Marítima, Planejamento Estratégico, Navegação e Operações Marítimas. Além disso, na área de comércio exterior, foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro.
Segovia tem pós-graduação em Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.
A chegada do novo presidente implicará em algumas mudanças na Agência, já iniciadas hoje, com a decisão de Segovia de destituir de suas funções os senhores Marcio Coimbra, Diretor de Gestão Corporativa, e Letícia Catelani, Diretora de Negócios.Em breve serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo.
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil
Leia também1 Governo confirma Vilalva como novo presidente da Apex
2 Araújo: Bolsonaro é "pedra angular" rejeitada pela mídia
3 Olavo quer “dividir a direita para criar a extrema-direita”