Leia também:
X Nikolas protocola ação popular contra a ida de Zanin para o STF

Aliados de Bolsonaro anseiam por Moraes depondo na CPMI

Acredita-se que ministro foi informado sobre a periculosidade dos atos de 8 de janeiro

Marcos Melo - 01/06/2023 15h37 | atualizado em 01/06/2023 16h54

Alexandre de Moraes Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Deputados e senadores aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reivindicam a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para depor na CPMI que trata sobre os atos radicais de 8 de janeiro, no Distrito Federal. O requerimento para convocação do magistrado já foi protocolado na comissão, mas não há previsão para votação.

Esses parlamentares querem perguntar a Moraes questões inerentes aos relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que, um dia antes dos atos extremistas, alarmaram para o risco de “ocupação de prédios públicos” e “ações violentas”. Além do GSI, esses alertas acerca do grau de periculosidade também foram enviados para membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo presidente é Alexandre de Moraes.

Existe um grupo de WhatsApp chamado CIISP/DF Manifestações que reúne membros do TSE e STF, onde teria sido enviado os referidos comunicados de segurança da Abin. Resta saber quem eram os integrantes dos tribunais que compunham o grupo, cuja sigla significa Célula Integrada de Inteligência de Segurança Pública.

A CPMI quer saber até onde vai o conhecimento prévio de Moraes ante aos atos radicais que assolaram o Distrito Federal, em 8 de janeiro. Até pela posição privilegiada do ministro como relator do inquérito das milícias digitais e dos atos antidemocráticos, acredita-se que Alexandre de Moraes estava ciente dos riscos inerentes ao famigerado 8 de janeiro.

O presidente do TSE não tem qualquer obrigação em depor na CPMI. Acreditando na negativa do magistrado em comparecer por espontânea vontade, já se cogita converter o convite em convocação, onde há obrigatoriedade no comparecimento.

Leia também1 Antes de anúncio, Zanin jantou com Pacheco, Moraes e Gilmar
2 Ministro libera ação que pode deixar Jair Bolsonaro inelegível
3 Ex-GSI de Lula, Gonçalves Dias falsificou relatório do 8/1
4 Churrasco de Lula: Merval critica "promiscuidade de Brasília"
5 Moraes, Gilmar e Lewandowski participam de churrasco de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.