Leia também:
X STJ adia definição de foro para investigar governador do RJ

Aliado de Lira, Jhonatan de Jesus é empossado ministro do TCU

Na perspectiva do ministro, o TCU zela pela correta utilização do dinheiro público

Priscilla Brito - 15/03/2023 17h19

Aliado de Lira, Jhonatan de Jesus é empossado ministro do TCU
Jhonatan de Jesus, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Foto: Pablo Valadares / Câmera dos Deputados

Nesta quarta-feira (15), Jhonatan de Jesus (Republicanos), ex-deputado federal de Roraima, foi empossado como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Aprovado pelo Senado e nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jhonatan foi indicado para o cargo pela Câmara dos Deputados.

Na cerimônia de posse, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), prestigiou a posse do ministro.

Além do presidente da Casa, a posse do novo ministro contou com as presenças do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e de outros seis ministros de Estado: Fernando Haddad (Fazenda); Mauro Vieira (Relações Exteriores); Márcio França (Portos e Aeroportos); Carlos Lupi (Previdência Social); André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Também compareceram à cerimônia o procurador-geral da República, Augusto Aras; o governador de Roraima Antonio Denarium (PP) e o governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB), além de outros parlamentares.

Durante seu discurso na cerimônia, Jhonatan prometeu valer-se de sua experiência como deputado federal a fim de aproximar o órgão de controle externo responsável por fiscalizar a execução orçamentária e financeira do país e do Parlamento.

– Um dos meus objetivos é fazer com que minha passagem por esta corte tenha uma conexão mais efetiva, mais produtiva, entre o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União – afirmou.

O novo ministro falou sobre o importante papel que o TCU desempenha ao “zelar pela correta utilização do dinheiro público”.

– Penso que, muito além das atribuições de auxiliar do Poder Legislativo, esta Casa pode assumir um papel de ainda mais produtividade, companheirismo e cumplicidade com a Câmara e o Senado, em prol da discussão da realidade vivida e direcionada por estas instituições a políticas públicas concretas.

O TCU é composto por nove ministros titulares e outros quatro substitutos. Entre os titulares, seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República, que deve selecionar ao menos dois destes entre os membros substitutos, que são selecionados por meio de concurso de provas e títulos.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também1 Bia Kicis presidirá comissão que fiscaliza gastos do governo
2 Nikolas Ferreira reage a crítica de Datena: "Piada veio pronta"
3 STF: Lewandowski suspende mais cinco ações da Lava Jato
4 Moraes autoriza Ibaneis a voltar ao cargo de governador do DF
5 Eduardo Bolsonaro fala em manobra do PT no caso das joias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.