Leia também:
X Apoio: Zanin fala sobre aborto com parlamentares evangélicos

Alexandre Garcia, van Hattem e Bia Kicis debatem sobre censura

Câmara do DF fez uma audiência pública em defesa da liberdade de expressão

Pleno.News - 07/06/2023 18h57 | atualizado em 07/06/2023 20h41

Audiência pública sobre liberdade de expressão Fotos: Jeremias Alves/ Divulgação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, nesta terça-feira (6), uma audiência pública para debater a institucionalização da censura no Brasil e o papel do parlamento na defesa das liberdades individuais. O evento, realizado no Plenário da Casa, contou com a presença de jornalistas, acadêmicos, parlamentares distritais e federais.

Presidido pelo deputado distrital Thiago Manzoni (PL), a audiência reuniu nomes como os jornalistas Alexandre Garcia e Paulo Figueiredo; e os deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS) e Bia Kicis (PL-DF).

Em sua fala, Garcia defendeu a Constituição Federal e citou o artigo 5º, inciso IV e o artigo 220 que tratam sobre a liberdade de expressão, proibindo a censura.

A deputada federal Bia Kicis considerou o tema da censura como primordial. Ela afirmou:

– Sem liberdade de expressão, não existe democracia. Estamos aqui lutando com todas as forças que temos, com muita fé, porque não queremos entregar este país nas mãos de tiranos. Eles dizem respeitar as minorias, mas não respeitam os indivíduos.

O deputado federal Marcel van Hattem afirmou que não podemos aceitar, neste momento do Brasil, após o processo de impeachment de Dilma e as manifestações de junho de 2013, que ocorreram há apenas dez anos, continuar sendo ingênuos ou desarticulados.

– É de extrema importância que saibamos o que está em jogo. A grande intenção daqueles que estão no poder é nos domesticar e nos tratar como animais, algo que todas as ditaduras fazem com seu povo – afirmou o parlamentar.

Paulo Figueiredo, por sua vez, se mostrou preocupado com a situação no país, pois ele, que mora nos Estados Unidos, está com todas as redes sociais bloqueadas no Brasil, contas bancárias congeladas e teve o passaporte cancelado por supostamente divulgar notícias falsas.

ASSISTA:

Leia também1 Dias Toffoli nega recurso de Deltan e mantém cassação
2 Zanin busca se aproximar de Mourão antes de ser sabatinado
3 Mendonça pede vista e suspende julgamento do Marco Temporal
4 Mulher de Sorocaba é atacada por dar dicas bíblicas para esposas
5 Em café com Lula, Lira teria pedido a demissão de Rui Costa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.