Alcolumbre promulga Amizade Brasil-Israel após silêncio de Lula
Data será celebrada em 12 de abril
Henrique Gimenes - 25/06/2025 19h59 | atualizado em 26/06/2025 11h40
Nesta quarta-feira (25), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgou a lei que institui o Dia da Amizade Brasil-Israel. A medida acontece após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sancionar o projeto dentro do prazo.
A medida define o dia 12 de abril como a data de celebração da amizade entre as duas nações.
– Como primeiro presidente judeu do Senado Federal e do Congresso Nacional, com senso de dever institucional e profunda e imensa honra, registro a promulgação desta lei como expressão da nossa história comum, do respeito à diversidade e do desejo sincero do meu coração de cultivar amizades que contribuam para um mundo mais justo, mais sólido, mais fraterno, mais solidário e mais plural – disse Alcolumbre ao promulgar a lei.
O projeto foi enviado ao Congresso em 2013, pelo governo da então presidente Dilma Rousseff (PT).
– Não podemos deixar de lembrar que, em momentos difíceis da nossa história recente que, como na tragédia de Brumadinho, o Estado de Israel estendeu a mão ao Brasil, por consequência aos brasileiros, enviando equipes de resgate altamente especializadas para apoiar nossas forças no salvamento de vidas. Episódios como esse ilustram, de forma concreta, o significado da solidariedade entre as nossas nações – completou o presidente do Congresso.
Leia também1 Fachin diverge e defende ordem judicial para tirar postagens
2 FAB coloca sigilo em gastos para trazer ex-primeira-dama do Peru
3 Lula quer retomar obras da construção da usina de Angra 3
4 Moraes manda PF ouvir advogado e ex-assessor de Bolsonaro
5 Erika Hilton recebeu reembolso de R$ 24,7 mil por cirurgia