Alcolumbre ironiza Marina após conflito: “Vai inaugurar o poço”
Senador comandou uma votação que esvaziou o Ministério do Meio Ambiente
Monique Mello - 30/05/2023 13h41 | atualizado em 30/05/2023 13h58

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) ironizou a permanência de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, após o esvaziamento da pasta com o avanço da MP da reestruturação da Esplanada. O senador estaria articulando um movimento para isolar a ministra e forçá-la a deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em meio à crise gerada pela exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, Alcolumbre disse que foi bom a ministra ter continuado no cargo para “inaugurar o poço”.
– Ela é gente boa. É bom ela ficar para ir lá com a gente inaugurar o poço – afirmou em entrevista ao Estadão nesta segunda-feira (29).
Em 17 de maio, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, negou um pedido da Petrobras para explorar petróleo na foz do Rio Amazonas. A questão acabou virando um cabo de guerra entre os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Alguns deputados e senadores do Amapá, como Alcolumbre, criticaram duramente a decisão.
– É inaceitável que o Amapá não tenha o direito de conhecer os potenciais das riquezas que temos na margem equatorial do Rio Amazonas do ponto de vista da exploração de petróleo e gás – comentou o senador nas redes sociais.
Leia também1 Governo Lula tem 7 MPs que perdem a validade nesta semana
2 Mesmo sofrendo "ferroada de arraia", Marina Silva resiste
3 Ministros divergem sobre MP que enfraquece pasta de Marina
4 "Lula perdido da Silva", ironiza Estadão em editorial
5 Salles ironiza churrasco de Lula no Alvorada: "Espeto de Marina"