Leia também:
X Advogado de Silveira afirma que deputado é “troféu” para Moraes

Alcolumbre explica demora na sabatina de Mendonça ao STF

Presidente da CCJ do Senado falou em "turbulência política"

Henrique Gimenes - 07/10/2021 14h34 | atualizado em 07/10/2021 15h55

Davi Alcolumbre (DEM)
Davi Alcolumbre, presidente da CCJ do Senado

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AL), explicou a demora em marcar a sabatina de André Mendonça para uma vaga na Corte. De acordo com ele, o procedimento ainda não foi agendado devido à “turbulência política”.

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado em 12 julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no STF. Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro passo para ingressar na Corte, já que Alcolumbre ainda não definiu a data do procedimento.

Diante da demora, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram o STF, cobrando uma definição para o caso. Para os parlamentares, “não existe motivo republicano” para a demora de Alcolumbre em marcar a sabatina, e o atraso configura “flagrante e indevida interferência no sadio equilíbrio entre os Poderes, na medida em que inviabiliza a concreta produção de efeitos que deve emanar do livre exercício de atribuição típica do presidente da República”.

A resposta de Alcolumbre foi enviada após pedido feito pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação de Alessandro Vieira e Kajuru. Para o presidente da CCJ, a “votação de indicação de ministro para o STF merece ser precedida de um tempo de amadurecimento político que permita a galvanização das opiniões dos membros do Senado, em especial diante do cenário de turbulência política […] Ainda que houvesse intenção direta em obstar a indicação […], a atuação obstrutiva (filibustering) é instrumento político legítimo na atividade parlamentar”.

No documento, o senador ainda afirmou que “a aprovação do indicado por uma das Casas do Poder Legislativo atribui constitucionalmente a esta – no caso ao Senado Federal – poder de veto em relação à escolha presidencial, poder esse que pode ser exercido seja mediante a recusa expressa e formal do nome, seja mediante a não-deliberação, enquanto manifestação política de que não há consenso na indicação e na sua aprovação”.

De acordo com o jornal O Globo, já há uma previsão para a sabatina de André Mendonça ocorrer. A expectativa é que ocorra de 18 a 22 de outubro.

Leia também1 Sabatina de Mendonça tem data prevista para ocorrer no Senado
2 Pacheco espera que sabatina de Mendonça aconteça em outubro
3 Luiz Fux reclama de demora na sabatina de Mendonça ao STF
4 Bolsonaro defende Mendonça no STF: 'Conhece bem as leis'
5 STF: Espera de André Mendonça por sabatina já superou recorde e chega próximo de 100 dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.