Leia também:
X Tarifaço: Secom descarta ligação de Lula para Trump

Alcolumbre e Motta sobre tarifa de Trump: “Prontos para agir”

Presidentes das Câmara e do Senado afirmaram que o Congresso atuará "com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia"

Henrique Gimenes - 10/07/2025 19h33 | atualizado em 11/07/2025 12h32

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e presidente da Câmara, Hugo Motta Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Nesta quinta-feira (10), os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), comentaram a decisão do governo dos Estados Unidos de taxar os produtos brasileiros em 50%. Para os parlamentares, a medida deve ser “respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”.

Ao anunciar o aumento de impostos nesta quarta (9), o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que um dos motivos para a alta era o tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista, no entanto, disse que pretende retaliar.

Em nota conjunta, Motta e Alcolumbre lembraram que o Congresso aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica e disse que as Casas estão prontas para agir.

– A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial. O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania. Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros – disseram em nota.

Leia também1 Lula: "Se Trump cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% dele"
2 Defesa de presa do 8/1 denuncia omissão do sistema prisional
3 Alckmin diz que decreto da Lei da Reciprocidade sairá logo
4 Lula muda de ideia e cancela pronunciamento sobre Trump
5 Moraes impõe nova multa a Allan dos Santos por "desprezo" ao STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.