Leia também:
X Eduardo sobre AI-5: “Esquerda quer terrorismo no Brasil’

Alcolumbre: “Declaração sobre AI-5 é lamentável e absurda”

Presidente do Senado criticou fala do deputado Eduardo Bolsonaro

Henrique Gimenes - 31/10/2019 16h55

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), classificou a declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a possível volta do AI-5 como “lamentável” e “absurdo”. A manifestação ocorreu em uma nota publicada nesta quinta-feira (31).

A fala de Eduardo aconteceu durante uma entrevista à jornalista Leda Nagle, realizada na segunda (28) e publicada nesta quinta (31), no canal dela no YouTube. O deputado disse que, caso a esquerda brasileira resolvesse “radicalizar”, uma resposta pode ser “via um novo AI-5”.

Na nota, Alcolumbre disse que honra “a Constituição Federal do meu País, à qual prestei juramento, e ciente da minha responsabilidade, trabalho diariamente pelo fortalecimento das instituições, convicto de que o respeito e a harmonia entre os Poderes é o alicerce da democracia, que é intocável sob o ponto de vista civilizatório”.

O presidente do Congresso disse que “é lamentável que um agente político, eleito com o voto popular, instrumento fundamental do Estado democrático de Direito, possa insinuar contra a ferramenta que lhe outorgou o próprio mandato”.

Veja a íntegra da nota:

Como presidente do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, honro a Constituição Federal do meu País, à qual prestei juramento, e ciente da minha responsabilidade, trabalho diariamente pelo fortalecimento das instituições, convicto de que o respeito e a harmonia entre os Poderes é o alicerce da democracia, que é intocável sob o ponto de vista civilizatório.

É lamentável que um agente político, eleito com o voto popular, instrumento fundamental do Estado democrático de Direito, possa insinuar contra a ferramenta que lhe outorgou o próprio mandato.

Mais do que isso: é um absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática. E é inadmissível essa afronta à Constituição.

Não há espaço para que se fale em retrocesso autoritário. O fortalecimento das instituições é a prova irrefutável de que o Brasil é, hoje, uma democracia forte e que exige respeito.

Davi Alcolumbre

Presidente do Congresso Nacional

Leia também1 Eduardo sobre AI-5: "Esquerda quer terrorismo no Brasil'
2 Jair Bolsonaro sobre a fala de Eduardo: "Cobrem vocês dele"
3 Maia: "Declarações de Eduardo Bolsonaro são repugnantes"
4 Eduardo diz que resposta para esquerda pode ser "novo AI-5"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.