Leia também:
X Bolsonaro xinga após Doria dizer que SP é dele: “Teu é o c******”

Alckmin pode adiar filiação ao PSB por acerto como vice de Lula

Ex-governador de São Paulo quer evitar que sua candidatura a vice fique atrelada a disputas regionais do PSB com o PT

Paulo Moura - 09/12/2021 15h10 | atualizado em 09/12/2021 15h25

Lula e Alckmin Foto: EFE/Maurilio Cheli

Para facilitar um possível acerto para ser candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula, o ex-governador de SP Geraldo Alckmin deve optar por adiar sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), evitando que sua candidatura a vice não fique atrelada a disputas regionais da legenda com o PT. A informação foi divulgada pelo colunista Monica Bergamo, da Folha de SP.

De acordo com a publicação, Lula teria um interesse claro de contar com o ex-governador de SP como vice em sua chapa, independente da legenda pela qual Alckmin optasse no lugar do PSDB.

Com a posição de vice confirmada antes da filiação do ex-chefe do Executivo paulista ao PSB, as negociações do PT com a sigla socialista pelos nomes regionais não envolveriam mais o nome de Alckmin.

Atualmente, parte dos pessebistas, entre eles o próprio presidente da legenda, Carlos Siqueira, tenta condicionar a filiação de Alckmin e sua entrada como vice na chapa de Lula ao compromisso do PT de, em troca, apoiar candidatos do PSB aos governos estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O estado de São Paulo é o mais difícil de equacionar: o PT não pretende abrir mão da candidatura de Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes para apoiar o ex-vice-governador Mário França, do PSB, que também pretende se candidatar ao governo.

Em outros estados, a aliança é mais provável, como em Pernambuco, onde o PSB necessitaria do apoio do PT para garantir a permanência no poder. No Rio de Janeiro, o candidato ao governo Marcelo Freixo conta com um acordo com os petistas e com Lula em seu palanque, para ficar mais perto da vitória.

Leia também1 'Discriminação', diz Queiroga sobre passaporte da vacina
2 Desaparecidos em Belford Roxo: Crianças morreram após tortura
3 Bolsonaro sobre Time: “Vai para mim aquele prêmio ou não?”
4 Âncora da CNN anuncia Jair Bolsonaro na Time com deboche
5 Nadadora trans é criticada após quebrar recordes femininos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.