Alckmin nega conversas com Lula sobre sair de ministério
Vice-presidente respondeu a rumores de que ele pode deixar MDIC para abrir espaço para o Centrão
Thamirys Andrade - 06/08/2023 16h44 | atualizado em 07/08/2023 12h25
Após rumores de que pode deixar o cargo de ministro para abrir espaço ao Centrão, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), negou ter tido qualquer conversa nesse sentido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante agenda em Taubaté, interior de São Paulo, Alckmin afirmou que está disposto a “colaborar” com o governo do petista. Além de vice, ele ocupa o posto de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
– Não tive com o presidente nenhuma conversa a esse respeito (…). Mas vamos conversar, cargo de ministro é de confiança do presidente da República. A minha disposição é ajudar, é servir, ajudar o Brasil e colaborar com o governo do presidente Lula – disse, segundo informações do portal G1.
O chefe do Executivo já confirmou que incorporará os partidos Progressistas e o Republicanos em seu governo, com o objetivo de aumentar sua base de apoio do Congresso.
Para isso, terá de inserir os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) na Esplanada dos Ministérios. Lula, contudo, ainda não definiu quais pastas entregará.
Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, ainda que o ministério ocupado por Alckmin não esteja na lista dos desejos do Centrão, o presidente estaria avaliando a possibilidade de realocar um de seus atuais ministros no MDIC.
Ele teria ressaltado, porém, que a substituição de Alckmin só aconteceria caso o próprio vice-presidente dissesse que estava disposto a sacrificar seu cargo em nome da governabilidade no Parlamento.
Leia também1 Em menos de 2 meses: Lula receberá Maduro pela 2ª vez
2 Zelensky diz ao mundo que Lula defende interesses de Putin
3 Tarcísio explica que material didático será impresso e digital
4 Contra assaltos, centro de SP terá batalhão especial da PM
5 TCU fará auditoria em presentes recebidos por Lula nesta gestão