Leia também:
X Netinho vai se candidatar a deputado: ‘Soldado de Bolsonaro’

Alas do MDB e do PSDB querem união entre Doria e Tebet

Nas pesquisas de intenção de voto até agora, Tebet tem 1% e Doria tem 2%

Pleno.News - 19/01/2022 19h33 | atualizado em 19/01/2022 19h53

Governador do estado de São Paulo, João Doria Foto: Governo do Estado de São Paulo

As pré-candidaturas do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto têm enfrentado pressões de alas dos dois partidos para que se unam em uma candidatura única ou deixem a disputa.

Com desempenho considerado fraco nas pesquisas de intenção de voto até agora – Tebet tem 1% e Doria tem 2%, de acordo com levantamento do Ipec -, os dois chegaram a conversar no mês passado, mas ainda não há uma definição sobre eventual aliança.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) é um dos que tentam atrair Doria para a campanha da correligionária. Em dezembro, ele esteve com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que perdeu para o paulista a indicação nas prévias presidenciais.

Na semana passada foi a vez de o ex-presidente receber o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que, segundo relatos de integrantes do PSDB e do MDB, disse que Tebet pode ser “uma surpresa positiva” na corrida eleitoral.

O parlamentar foi um dos apoiadores de Simone quando ela tentou ser presidente do Senado, no início de 2021. Procurada, a assessoria do senador evitou dar detalhes sobre o que foi discutido com Temer.

Senadora Simone Tebet Foto: Pedro França/Agência Senado

Defensores do apoio à candidatura de Simone argumentam que ela tem menos rejeição que Doria e, portanto, teria mais chances de se consolidar como um nome da terceira via – ela tem 5%, enquanto o tucano registra 23% no levantamento do Ipec. A senadora, porém, enfrenta resistência de setores do próprio partido – especialmente do Nordeste e do Norte – que preferem uma aliança do MDB em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Com Tasso, falo sempre. Somos colegas, mas não sei de movimento algum – afirmou Simone Tebet ao Estadão.

Do outro lado, a campanha de Doria trata Simone como opção de vice. A avaliação interna é de que a campanha do governador de São Paulo deve ganhar tração nos próximos meses, quando a população começar a associar as conquistas na área de vacinação e na economia do estado à candidatura presidencial.

O tucano tem dito que deseja ter uma mulher na sua chapa. Procurado, o governador afirmou, por meio de sua equipe de pré-campanha, que ele e a senadora estarão juntos na eleição.

*AE

Leia também1 Em entrevista, Lula se exalta e chama Sergio Moro de 'canalha'
2 Alexandre da Silveira é escolhido líder do governo no Senado
3 Zambelli sobre viagem aos EUA: 'Paguei todos os meus custos'
4 Bolsonaro: Doria 'aumentou ICMS de tudo, menos do Hipoglós'
5 Frota diz que Câmara virou 'lixo' e, por isso, concorrerá à Alesp

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.