Leia também:
X Bolsonaro volta a criticar Jornal Nacional: “Prefiro o Chaves”

AGU recorre de decisão que mandou governo realizar Censo

Advocacia-Geral da União argumentou que há dificuldades em alterar o Orçamento aprovado para este ano

Pleno.News - 07/05/2021 07h57 | atualizado em 07/05/2021 09h27

Governo recorreu de decisão do STF em que foi obrigado a realizar o Censo em 2021 Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu nesta quinta-feira (6) da liminar (decisão provisória) do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou o governo federal realizar o Censo 2021. O Julgamento no plenário virtual da Corte sobre a decisão está previsto para começar nesta sexta-feira (7).

A defesa do governo pede ao Supremo que reconsidere a decisão de realizar o censo ainda neste ano. Subsidiariamente, a AGU sugere que o levantamento seja adiado para 2022, “devendo o Poder Executivo tomar as medidas administrativas e orçamentárias pertinentes para a destinação de recursos necessários ao IBGE”.

Segundo a AGU, além das dificuldades em alterar o orçamento já aprovado para este ano, a retomada do Censo atrasaria o calendário de medidas que devem ser adotadas pelo IBGE antes da pesquisa. Uma nota técnica do próprio instituto aponta que os atrasos já não permitiram conduzir a pesquisa na data prevista do projeto original, 1° de agosto.

– Ainda que seja possível uma célere alocação orçamentária para a concretização do censo, a qual, repita-se, depende de envio de projeto de lei para a alteração da Lei Orçamentária Anual e da consequente aprovação do mesmo pelo Congresso Nacional, de acordo com informações restadas pelo IBGE, a operacionalização de todas as etapas necessárias para a realização do Censo ainda no ano de 2021 apresenta outros óbices, que não mais se restringem à simples disponibilização de recursos – frisou a AGU.

O Censo 2021 seria realizado entre agosto e outubro deste ano. Mais de 200 mil trabalhadores temporários foram contratados em concurso para a operação censitária. Cerca de 71 milhões de lares brasileiros seriam visitados pelos recenseadores. Para Marco Aurélio Mello, o adiamento do Censo 2021 por falta de verbas viola a Constituição.

– O direito à informação é basilar para o Poder Público formular e implementar políticas públicas. Por meio de dados e estudos, governantes podem analisar a realidade do país. A extensão do território e o pluralismo, consideradas as diversidades regionais, impõem medidas específicas – argumentou.

*Estadão

Leia também1 "Nós não cortamos o Censo, foi o Congresso', diz Paulo Guedes
2 STF 'manda' o governo federal realizar o Censo demográfico
3 IBGE suspende concurso após corte no orçamento do Censo
4 Após corte de 90% no Censo, presidente do IBGE pede pra sair
5 Pandemia: Escolas particulares perdem um terço das matrículas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.