Leia também:
X Aluno dá palha de aço para profª e é repreendido com carta

AGU pede que 42 presos por atos paguem R$ 20,7 milhões

Valor é por depredação dos prédios públicos

Pleno.News - 14/03/2023 18h00 | atualizado em 14/03/2023 19h47

Manifestação em Brasília Foto: EFE/ Andre Borges

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu, nesta terça-feira (14), que mais 42 presos em flagrante no dia 8 de janeiro sejam condenados a pagar R$ 20,7 milhões. Eles são acusados de participar da invasão e da depredação dos prédios públicos na Praça dos Três Poderes.

É o quarto pedido de condenação definitiva pelos atos apresentado pela AGU. A ação é movida na Justiça Federal do Distrito Federal.

– Os réus, de vontade livre e consciente, participaram ativamente em atos ilícitos dos quais, mais que os danos materiais ao patrimônio público federal objeto desta ação, resultaram danos à própria ordem democrática e à imagem brasileira – afirma a AGU.

O pedido foi enviado em uma ação cautelar (urgente), usada para bloquear os bens, que agora a AGU tenta converter em ação civil pública, justamente para garantir uma condenação definitiva.

A União busca o ressarcimento pelos prejuízos causados nas sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Planalto. O valor cobrado ainda pode ser elevado, porque os cálculos da destruição provocada não foram concluídos. A lista de bens depredados inclui obras de arte, mobiliários, vidraças e equipamentos de tecnologia.

Ao todo, a AGU move cinco ações, que cobram a responsabilização de 178 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato por financiar ou participar dos atos de invasões.

*AE

Leia também1 Ao STF, Rodrigo Pacheco diz não ser possível abrir CPI dos atos
2 Moraes solta mais 80 homens denunciados por atos do 8/1
3 Moraes nega recurso e diz que Bolsonaro "extrapolou"
4 Moraes sobre sua "prisão": "Teve gente agradecendo aos céus"
5 "Prisão decorre da lei, e não da vontade do juiz", diz Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.