Leia também:
X Convocação de prefeitos para a CPI da Covid é adiada

AGU fará ação contra restrições de governadores e prefeitos

Documento está sendo preparado e deve ser entregue ao STF na próxima semana

Pleno.News - 26/05/2021 16h51

Advogado-geral da União, André Mendonça, e presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Carolina Antunes

A Advocacia-Geral da União (AGU) prepara uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos para conter o avanço da pandemia. O Estadão apurou que a peça deve ser entregue até a próxima segunda-feira (31).

O pedido deve usar como argumento o inciso XV, do artigo 5º da Constituição, que garante a livre locomoção em território nacional.

“É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”, diz o texto.

Em março, o próprio presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação para tentar derrubar decretos estaduais da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul que determinaram ‘toques de recolher’ como estratégia de enfrentamento da Covid-19. O pedido foi rejeitado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Na ocasião, o decano do STF entendeu que caberia à AGU formalizar o pedido. A pasta é responsável por representar judicialmente o Planalto.

Desde o início da pandemia, o Supremo tem sido acionado para arbitrar a briga travada pelos entes federativos em torno das estratégias para conter o surto do novo coronavírus. Em abril do ano passado, os ministros decidiram que governantes locais têm autonomia para adotar medidas de quarentena e isolamento social.

Antes disso, em março, o próprio Marco Aurélio concluiu, em um processo movido pelo PDT, que Estados e municípios poderiam decidir sobre restrições de locomoção – caso que atraiu a primeira ação de Bolsonaro para sua relatoria.

*Estadão

Leia também1 Flávio Bolsonaro se desfilia do partido Republicanos
2 Poubel: "Bolsonaro paga caro por acabar com o sistema corrupto"
3 Doria se irrita e 'ataca' Eduardo Bolsonaro após ser criticado
4 CPI da Covid convocará Carlos Wizard e Arthur Weintraub
5 Há interferência em PF e Forças Armadas, diz ex-porta-voz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.