Leia também:
X Criminoso que matou delegado não tinha voltado de ‘saidinha’

AGU aciona PF para investigar fake news sobre taxação do Pix

Jorge Messias diz que a desinformação prejudica pessoas de boa-fé e fortalece práticas criminosas

Pleno.News - 15/01/2025 18h52 | atualizado em 15/01/2025 19h20

Jorge Messias Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificará a Polícia Federal nesta quarta-feira (15) para investigar fake news sobre a suposta taxação do Pix. O órgão também acionará a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para apurar práticas abusivas de comerciantes que cobram preços diferentes para pagamentos via Pix e em dinheiro.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, anunciou as ações após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, reforçarem a gratuidade e o sigilo do Pix. Segundo Messias, a medida busca combater a desinformação e proteger consumidores de golpes.

A AGU identificou dois crimes principais: estelionato e falsidade ideológica, praticados por fraudadores que usaram símbolos do governo para aplicar golpes. As mensagens falsas geraram cobranças indevidas e prejudicaram comerciantes e cidadãos.

Além disso, a Senacon foi notificada para investigar crimes relacionados ao consumo. Messias pediu que Procons estaduais promovam campanhas educativas sobre o Pix, com o objetivo de evitar novos golpes e disseminar informações corretas.

Para Messias, essas ações são fundamentais para proteger a economia popular. Ele destacou que a desinformação prejudica pessoas de boa-fé e fortalece práticas criminosas que exploram o desconhecimento da população.

Pela manhã, o ministro Haddad já havia anunciado que o governo tomaria medidas contra a onda de fake news. Ele criticou a disseminação de boatos que alimentam organizações criminosas e prejudicam consumidores.

Por causa da grande polêmica gerada em torno da normativa da Receita Federal, o documento foi revogado; dessa forma, não haverá mais fiscalização de transações financeiras a partir de R$ 5 mil que incluía gastos com cartões e transações via Pix.

Leia também1 Editorial do jornal O Globo expõe gravidade da crise fiscal do Brasil
2 Biden publica carta de despedida: Alma da América estava em jogo
3 Haddad culpa oposição por fim da fiscalização do Pix: "Fake news"
4 Viagem: Azul anuncia suspensão de voos em cidades do Nordeste
5 Mulher perde R$ 5,2 milhões ao crer que vivia romance com ator

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.