Leia também:
X Bolsonaro enquadra Doria e diz que vacina não será obrigatória

Afastamento de Chico Rodrigues vai ao plenário do STF na quarta

Ministro Luis Roberto Barroso pediu ao presidente Luiz Fux votação do caso entre os colegas

Paulo Moura - 17/10/2020 08h04

Chico Rodrigues Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para a próxima quarta-feira (21) o julgamento que vai analisar a decisão do ministro Luis Roberto Barroso de afastar o senador Chico Rodrigues da função política por 90 dias.

O afastamento do parlamentar foi definido na quinta-feira (15), após ele ter sido flagrado com dinheiro escondido na cueca durante uma operação da Polícia Federal na casa dele. A decisão tem eficácia imediata, mas o Senado tem o poder de suspendê-la.

Apesar da decisão de Barroso não exigir retificação por parte do plenário da Suprema Corte, o ministro optou por fazer o pedido à presidência do STF. Segundo a assessoria de Barroso, o ministro considerou mais adequado levar o tema à deliberação.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do mesmo partido de Rodrigues, afirmou que aguardará ter conhecimento da íntegra do documento da determinação de Barroso antes de adotar qualquer medida.

Já os senadores Alessandro Vieira (Rede-RS) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediram ao ministro Barroso para que determine o rito de análise do afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) a ser realizado pelo Senado.

Os senadores pediram ao ministro para determinar que a deliberação sobre o caso seja feita por voto nominal e aberto. Eles também pediram que fique claro que a medida de afastamento do cargo só será derrubada se houver votos de pelo menos 41 senadores favoráveis a isso.

Leia também1 Huck é alvo de críticas por fotos com Robinho e Chico Rodrigues
2 PF fez vídeo de senador com dinheiro apreendido na cueca
3 CNN erra nome e chama Chico Rodrigues de Chico Pinheiro
4 Senadores estudam impedir afastamento de Chico Rodrigues
5 Sobrinho de Bolsonaro se demite do gabinete de Chico Rodrigues

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.