Leia também:
X Joesley e Wesley Batista viram réus por insider trading

Afastamento de Aécio Neves volta a ser votado no Senado

Sessão para decidir sobre mandato do senador havia sido adiada no dia 3

Camille Dornelles - 17/10/2017 07h34 | atualizado em 17/10/2017 18h21

Senado vota sobre afastamento do senador Aécio Neves Foto: Agência Brasil

De acordo com a pauta da casa e com as expectativas dos parlamentares, o Senado Federal deve decidir sobre o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB) na tarde desta terça-feira (17).

Após a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta (11) – quando ficou estabelecido que o Congresso tem o aval sobre decisões a respeito de mandatos de seus parlamentares – a expectativa sobre este assunto aumentou.

Apesar da decisão da semana passada, alguns partidos parecem não querer emitir sua opinião agora, fazendo poucos pronunciamentos à imprensa ou mesmo menção à pauta em outras sessões plenárias. O ministro do STF Alexandre de Moraes acolheu o pedido do deputado Randolfe Rodrigues (Rede) para que os votos sejam abertos e nominais.

A sessão do plenário pode ser adiada se não houver quórum suficiente. Outra possibilidade é a própria bancada favorável a Aécio pedir o adiamento se perceber que está em minoria. Pedidos de adiamento podem não ser atendidos.

Por que Aécio foi afastado?
A partir de delações premiadas de executivos da J&F, empresa de Wesley e Joesley Batista, a Procuradoria Geral da República (PGR) acusou o senador por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Ele é acusado de receber propina para dificultar as investigações da Operação Lava Jato no Senado.

O STF então, decidiu afastá-lo de suas funções parlamentares a partir do dia 28 de setembro até o final das investigações.

LEIA TAMBÉM
+ Justiça do DF proíbe voto secreto sobre Aécio Neves
+ PT pede abertura de processo para cassar Aécio Neves
+ Aécio: ‘Afastamento é como condenação sem processo’
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.