Leia também:
X Gilmar impõe multa de R$ 200 mil a Moro por “erro” contra Lula

Aécio vai presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara

Deputado tucano assumirá o colegiado após disputa entre o PSL e o PSDB pelo comando

Pleno.News - 10/03/2021 07h33 | atualizado em 10/03/2021 09h46

Aécio Neves Foto: Reprodução

Após uma disputa com o PSL, o PSDB assegurou a presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, até então comandada por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O deputado Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado à presidência da República, é o indicado dos tucanos para comandar o colegiado. Uma eleição virtual a ser realizada nesta quarta-feira (10) deverá confirmar a decisão.

Segundo o líder do PSDB na Câmara, Rodrigo Castro (MG), o nome de Aécio foi avalizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelos ex-chanceleres José Serra, hoje senador, e Aloysio Nunes Ferreira.

A Comissão de Relações Exteriores é responsável por analisar a maioria dos tratados internacionais firmados pelo país e por aprovar projetos relacionados ao assunto. Foi na gestão do filho “03” do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, que o colegiado deu aval à utilização comercial da base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão.

– A Comissão de Relações Exteriores sempre foi especialmente importante para o PSDB e a experiência do deputado Aécio será fundamental para que o colegiado traga contribuições relevantes às relações entre o Brasil e outras nações, com foco no interesse nacional, e à busca da preservação da reputação do nosso país lá fora – disse Castro.

A comissão era disputada também pelo PT, que queria o comando do colegiado para contestar medidas adotadas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O partido, porém, não teve chance nas negociações.

Rival do PT na disputa pela Presidência em 2014, Aécio disputou o cargo com o descendente da família real, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), que tentava manter o legado de Eduardo Bolsonaro.

No arranjo do comando das 25 comissões permanentes da Câmara, o PSL ficou com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a ser comandada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), com a de Agricultura, que irá para Aline Sleutjes (PSL-PR), e surpreendeu ao ganhar a de Meio Ambiente para a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

*Estadão

Leia também1 PEC Emergencial: Na Câmara, relator mantém texto do Senado
2 Senado aprova projeto de lei que criminaliza o 'stalking'
3 Zambelli comandará a Comissão de Meio Ambiente da Câmara
4 Após acordo, Bia Kicis deve ser confirmada na CCJ da Câmara
5 Na Câmara, partidos definem quem comandará comissões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.