Leia também:
X Manifesto: 2 mil mulheres dizem que Dilma sofreu golpe

Aécio Neves ironiza ida de Dilma para a China: “Chega a ser cruel”

Ex-presidente deve se mudar para Xangai após assumir comando do Banco do Brics

Paulo Moura - 12/02/2023 08h35 | atualizado em 13/02/2023 12h07

Deputado Aécio Neves Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) ironizou a provável nova função da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), cotada para assumir o comando do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics, com sede em Xangai, na China. Para o parlamentar, enviar a petista para o país asiático “chega a ser cruel”.

– Que o PT e o presidente Lula não queriam a ex-presidente Dilma por perto, nem na campanha nem no governo, era sabido por todos. Mas enviá-la para Xangai com tantas boquinhas mais próximas chega a ser cruel – disse Aécio à Folha.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a indicação de Dilma para o cargo de presidente do Banco do Brics já teria recebido a anuência dos demais países integrantes do grupo (Rússia, Índia, China e África do Sul). Além disso, a saída do atual gestor do banco, Marcos Troyjo, já teria sido acertada.

Após assumir o novo cargo, Dilma deve realmente passar a morar em Xangai, na China. O mandato da petista no comando do Novo Banco de Desenvolvimento durará até 2025. Troyjo, por sua vez, teria sido convidado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para ocupar um cargo no governo paulista.

Ainda segundo Jardim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar a China no próximo mês e pretende chegar ao país asiático já com a presença de Dilma na comitiva. O Brasil está no comando do Banco do Brics em razão de um sistema de rodízio entre os países do grupo.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Marcos Troyjo assumiu o Banco do Brics em maio de 2020 com um mandato de cinco anos. Entretanto, a saída dele passou a ser cogitada em razão das críticas feitas por ele a Lula no passado. Enquanto comentarista da Jovem Pan, Troyjo chegou a chamar o petista de “presidiário”.

Leia também1 Manifesto: 2 mil mulheres dizem que Dilma sofreu golpe
2 Jair Bolsonaro: “Minha missão ainda não acabou"
3 OAB-MG nomeia cachorro como diretor de comissão especial
4 Jantar de aniversário do PT terá ingressos de até R$ 20 mil
5 Lula volta ao Brasil após reunião com Biden sem grandes vitórias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.