Leia também:
X Pfizer pede à Anvisa ampliação de uso de bivalente em crianças

Advogados pedem ao Supremo inclusão de Lula em inquérito

Motivação do pedido seria o fato de Lula chamar o impeachment de Dilma de "golpe"

Paulo Moura - 01/02/2023 15h19 | atualizado em 01/02/2023 17h25

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Andre Borges

Um grupo de advogados apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (31), uma petição para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja incluído em dois inquéritos da Suprema Corte. O motivo seria a afirmação feita recentemente pelo petista de que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) seria um “golpe”.

Assinado por sete advogados, o documento pede que o petista entre para o rol de investigados nos chamados inquéritos das milícias digitais e dos atos antidemocráticos. A petição lembra que Lula chamou o impeachment de Dilma de “golpe de estado” durante uma exposição em Buenos Aires, na Argentina, no dia 23 de janeiro, e que a afirmação foi incluída até em sites oficiais do governo.

– Dizer que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um “golpe de Estado”, que é um tipo penal previsto no Art. 359-M, do Código Penal, é o mesmo que acusar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal de um crime que não cometeram – sustentam os advogados.

Entre os pedidos levados ao Supremo estão ainda o desmembramento dos inquéritos e a constituição de um novo para apurar exclusivamente a declaração de Lula, o julgamento dos fatos imputados ao petista e o envio à Mesa Diretora do Senado do resultado da investigação, caso ela ocorra, para apuração de eventual cometimento de crime de responsabilidade.

Leia também1 Na Câmara, oposição do governo se manifesta: "Fora ladrão"
2 Ex-dirigente do Botafogo é preso em operação contra pirâmide
3 Michelle critica Lula e fala em "retrocesso" e "desgoverno"
4 Eduardo Cunha volta à Câmara sete anos após sua cassação
5 Senado: 27 novos parlamentares tomam posse nesta quarta-feira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.