Leia também:
X Vacina de Bolsonaro em SP foi registrada com email de “Lula”

Advogado de Silveira chama análise de indulto de ‘pão e circo’

Suprema Corte formou maioria para derrubar perdão presidencial ao ex-deputado

Pleno.News - 05/05/2023 07h54 | atualizado em 05/05/2023 10h27

Daniel Silveira Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O advogado Paulo César Rodrigues de Faria, que defende o ex-deputado federal Daniel Silveira, resumiu como “pão e circo” o julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em abril de 2022, ao ex-parlamentar.

Nesta quinta-feira (4), a Suprema Corte formou maioria para derrubar a graça concedida por Bolsonaro a Silveira, condenado a oito anos e nove meses de prisão por criticar integrantes do STF. O placar está em 6 a 2 para declarar inconstitucional a medida, nos termos do voto da relatora, ministra Rosa Weber.

Acompanharam Rosa os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Eles apresentaram votos marcados por recados não só a Silveira, mas à base aliada do ex-presidente, em especial os investigados pelos atos do dia 8 de janeiro.

Os votos divergentes foram dados pelos ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça. Eles defenderam a validade do decreto do ex-presidente, destacando a discricionariedade do então chefe do Executivo para editá-lo e ressaltando que trata-se de um instituto político. O julgamento ainda será retomado para os votos de Luiz Fux e Gilmar Mendes.

– Entendo, até pelo contexto, que a concessão da graça teve um efeito de pacificação, ainda que circunstancial e momentâneo. Não excluo eventuais finalidades que nós possamos questionar, mas também não posso excluir razões políticas que em tese justificariam a concessão do instituto – indicou Mendonça.

*AE

Leia também1 STF já tem votos para derrubar indulto de Bolsonaro a Silveira
2 Moraes e Mendonça trocam farpas durante julgamento
3 Aras defende a legalidade do indulto de Bolsonaro a Silveira
4 Lojas Renner decidem fechar 20 unidades só no 1º trimestre
5 Vacina de Bolsonaro em SP foi registrada com email de "Lula"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.