Leia também:
X RJ: Acidente com ônibus do BRT causa 1 morte e deixa 34 feridos

Abílio Santana detona discurso de Lula: “Aparição circense”

Deputado ainda chamou o petista de "egocêntrico" e "ridículo"

Gabriela Doria - 10/03/2021 21h22 | atualizado em 11/03/2021 10h17

Deputado federal Abílio Santana lançou duras críticas ao ex-presidente Lula Foto: Reprodução/Agência Câmara

O deputado federal Abílio Santana (PL-BA) confrontou as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez um pronunciamento nesta quarta-feira (10), em São Paulo. Dentre as queixas de Lula, o petista afirmou que foi alvo da “maior mentira jurídica em 500 anos”.

Santana refutou a declaração e chamou Lula de “egocêntrico” e “ridículo”.

– Eu prefiro acreditar que Lula estava alcoolizado para ter dito tanta asneira, o que para mim não seria uma surpresa. A que história ele estava se referindo quando disse que sofreu a maior mentira jurídica em 500 anos? O ex-presidente se colocou como o centro das atenções, foi egocêntrico e ridículo. Achei interessante ele dizer que quer um país mais justo, mas ficou 16 anos no poder e não fez nada, além de roubar o povo brasileiro – disse o parlamentar.

Santana, que também é pastor, disse até que Lula poderia escapar da justiça dos homens, mas que “nunca será inocente”.

– Por acreditar na justiça, sobretudo [a] de Deus, sei que muitas águas vão rolar debaixo dessa ponte. Lula pode até ser inocentado pela incompetência dos homens, mas ele nunca vai ser inocente. Enquanto ele faz aparições circenses, o presidente Bolsonaro trabalha em meio a uma pandemia que tem afetados os brasileiros e a economia do país – destacou o parlamentar.

BOLSONARO QUESTIONA: “IMAGINA A PANDEMIA COM LULA PRESIDENTE?”
O presidente Jair Bolsonaro rebateu, nesta quarta-feira (10), as críticas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Bolsonaro, o pronunciamento do petista deixou claro que ele “iniciou campanha” para as eleições de 2022 – para o qual está elegível após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

Chamado de “fanfarrão” por Lula e criticado pela forma como conduz o governo, Bolsonaro afirmou o ex-presidente “não tem nada de bom para mostrar”.

– Não justifica essa crítica do ex-presidente Lula, que agora inicia essa campanha, e, como não tem nada para mostrar de bom (e essa é uma regra do PT), a campanha deles é baseada em criticar, mentir e desinformar. Nada mais além disso – disse Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro também afastou as críticas de Lula, que disse que ele não tinha ministros da Economia nem da Saúde.

– Eu queria que ele apontasse um ponto de corrupção por parte do Ministério da Economia – afirmou Bolsonaro, destacando que o governo de Lula foi um “governo voltado para a corrupção”.

– Coisa que era muito comum no governo dele, tanto é que ele trocou vários ministros. Um dos seus ministros, o [Antonio] Palocci [então ministro da Casa Civil], inclusive, em delação premiada, falou que levava dinheiro em caixas de sapato pra ele, em volumes que variavam em média R$ 50 mil. Esse era o governo dele, baseado na corrupção – declarou.

Bolsonaro ainda afirmou que, se o PT estivesse no comando do país durante esta pandemia, “seria roubado no mínimo 90% do que foi entregue” a estados e municípios.

– Imagina a pandemia com o Lula presidente da República? Se roubaram, e muito, alguns governadores e alguns prefeitos com esses recursos, imagina se o PT estivesse no governo? Seria roubado no mínimo 90% do que foi entregue para esse entes federais – declarou.

Leia também1 Bolsonaro questiona: 'Imagina a pandemia com Lula presidente?'
2 Twitter se manifesta e dispara: #LulaVergonhaDoBrasil
3 Senador quer limitar decisões monocráticas no STF e no STJ
4 Já no 1º discurso, Lula mente ao dizer que foi "inocentado"
5 Lula ironiza Moro: "Deve estar sofrendo mais do que eu sofri"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.