Leia também:
X Limpeza: Ministério da Fazenda recebe banho de sal grosso

“A quem perdeu, cabe lamber as feridas”, afirma Gilmar Mendes

Para o ministro do STF, "quem governa precisa de ordem, de paz e não de conflituosidade"

Pleno.News - 02/01/2023 19h49 | atualizado em 03/01/2023 10h53

Ministro Gilmar Mendes, do STF Foto: EFE / Joédson Alves

Sem citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou nesta segunda-feira (2), recados claros ao dizer que a disputa eleitoral foi encerrada e, a quem perdeu, cabe “lamber as feridas e se preparar para uma próxima eleição”.

O assunto foi abordado durante a posse do novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).

– A eleição se encerra. Cabe a quem ganhou, governar. E obviamente, quem governa precisa de ordem, de paz e não de conflituosidade. Quem eventualmente perdeu, com uma margem maior ou menor, recebe uma designação para fazer oposição. Também é uma missão constitucional – ressaltou.

O ministro disse que é fundamental respeitar os dissensos e a liberdade de expressão, questões que não podem, segundo ele, colocar em xeque a democracia.

– E acho que essa é uma grande missão – reforçou.

Ele ainda disse ter acompanhado com “preocupação” casos vivenciados durante as eleições, como boicote de empresas e interdições de rodovias em Mato Grosso, que visavam influenciar os resultados das urnas.

Em tom pacificador, Gilmar afirmou que, em um país dividido por “paixões”, é fundamental mostrar às pessoas que, apesar do resultado eleitoral, a vida continua e todos devem manter a união em defesa do Brasil, respeitando os limites da democracia.

– Avançamos progressos significativos dentro dos marcos democráticos – disse, ao citar a Constituição Federal de 1988.

Conhecido como um “ministro do Centrão”, com perfil mais político, Gilmar disse ainda que não se pode ter adversariedade política como elemento de inimizade absoluta.

– O adversário, e a gente está vendo isso na composição do ministério, o eventual adversário de ontem é o aliado potencial de hoje. A democracia se faz assim – afirmou, citando a composição ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que abarca nomes que apoiaram, inclusive, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

FOME E QUESTÕES SOCIAIS
Nesse mesmo discurso, o ministro destacou a defesa do combate à fome e a necessidade de o país estar atento às questões sociais.

– Não podemos ser maior o produtor de alimentos do mundo com milhões de pessoas passando fome – disse Gilmar, repetindo um dos recorrentes discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Neste domingo (1º), no segundo pronunciamento da posse realizado no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo fez uma extensa fala focada na necessidade de tirar, mais uma vez, o país do mapa da fome.

O ministro afirmou ainda que o Brasil terá enormes desafios pela frente e defendeu a conciliação entre responsabilidade social e fiscal. Ele participou na tarde desta segunda da posse do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). Em referência à atuação dos ministérios no novo governo, ele disse acreditar na integração entre as pastas.

– Agricultura exige – pontuou.

*AE

Leia também1 Maduro quer retomar relações da Venezuela com os EUA
2 Limpeza: Ministério da Fazenda recebe banho de sal grosso
3 'Tenho parentes nas portas dos quartéis', revela ministro de Lula
4 Apoiadores de Lula gritam que vão derrotar o Brasil
5 SLU: 445 garis e 27 toneladas de lixo na festa de Lula em Brasília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.