A esquerda perdeu a conexão com as grandes massas, diz vereador
Rafael Satiê analisou a incapacidade de mobilização da esquerda no Pleno Time
Marcos Melo - 30/04/2025 19h46 | atualizado em 02/05/2025 11h00

Em entrevista ao Pleno Time, nesta quarta-feira (30), o vereador do Rio de Janeiro, Rafael Satiê (PL), falou sobre a incapacidade de mobilização da esquerda e como ela vem se distanciando do eleitor por falta de conexão.
Na análise feita por Satiê, a esquerda delegou suas pautas aos universitários, enquanto se desligou das necessidades primárias dos trabalhadores, priorizando “baboseiras”.
– A esquerda perdeu o simbolismo. A esquerda perdeu a conexão com as grandes massas. Desde o momento que a esquerda decidiu dar os movimentos para os universitários, abrindo mão do proletariado, a coisa desandou. E isso é até uma estratégia, não quero dar uma estratégia, mas isso é: devolva a esquerda para o proletariado, porque enquanto está na mão dos universitários, é linguagem neutra, é banheiro unissex, é “todes”, é essa baboseira que a gente está vendo aí.
O colunista do Pleno.News seguiu expondo a perda de identidade da esquerda ao se debruçar sobre questões secundárias, deixando de olhar para as demandas mais básicas da população.
– Não é à toa que grande parte dos movimentos de extrema-esquerda estão tentando se aproximar da classe trabalhadora. A própria fundação do PT, a Partido dos Trabalhadores, fazia menção claramente a essa aproximação da esquerda com o público trabalhador: os metalúrgicos do ABC Paulista e tantos outros trabalhadores. Essa era a cara da esquerda. Quando a esquerda entrega na mão dos universitários e dos pseudosintelectuais de classe alta, do Leblon, da Faria Lima, e tantos outros desses, a esquerda perde a sua conexão com o público.
Ver essa foto no Instagram