Leia também:
X Zé Trovão: “Vou me entregar dia 7 de setembro, no meio do povo”

8 estados prometem punir PMs por adesão a atos do dia 7

Às vésperas do feriado, chefes estaduais estão 'atentos'

Monique Mello - 04/09/2021 12h30 | atualizado em 04/09/2021 13h16

Polícia Militar do Rio de Janeiro Foto: Reprodução

Governadores pelo Brasil estão se preparando para lidar com a possibilidade de policiais militares da ativa aderirem às manifestações organizadas para o dia 7 de setembro. De acordo com informações do jornal O Globo, oito chefes estaduais afirmaram que pretendem punir oficiais e praças que participarem dos atos.

Outros 10 governadores não deixaram claro como vão agir, dois disseram que os regimentos internos permitem a manifestação de policiais (desde que seja sem farda), e outros sete não se pronunciaram.

A decisão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de exonerar um dos comandantes da Polícia Militar, o coronel Aleksander Lacerda, na semana passada, trouxe à tona a preocupação dos governadores sobre manifestações políticas de policiais. A mobilização de PMs nas redes sociais também contribuiu para deixar os chefes dos Executivos estaduais atentos à questão.

A participação da PM em manifestações depende de regimentos internos de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o governo informa que os “policiais militares da ativa, conforme a legislação, são proibidos de participar de eventos de caráter político-partidário”.

Já no Rio de Janeiro, o governo diz ser defensor da liberdade de expressão e respeita qualquer ato de manifestação pacífica e que a ação da Polícia Militar em atos públicos é regulada pelo Regimento Interno.

Leia também1 PM afastado se arrependeu "até o último fio de cabelo", diz coronel
2 Atos de 7 de setembro ocupam hotéis de Brasília em quase 100%
3 Atos de 7 de Setembro em São Paulo contarão com 3,6 mil PMs
4 Ministra do STJ nega salvo-conduto a PMs no 7 de setembro
5 PMs da ativa em SP estão na 'mira' da corregedoria no dia 7

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.