Leia também:
X Flávio diz que Bolsonaro precisa de cuidados permanentes

8/1: Luiz Fux pediu vista em 101 julgamentos em dois meses

Ministro quis adequar posição a outros votos proferidos

Pleno.News - 13/01/2026 19h00 | atualizado em 14/01/2026 14h03

Ministro Luiz Fux Foto: Sophia Santos/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pediu vista em todos os julgamentos do 8 de janeiro dos quais participou no plenário da Corte, desde o fim de outubro de 2025. O magistrado paralisou 101 julgamentos.

Fux disse que pediu vista para adequar sua posição a outros votos proferidos anteriormente e que busca manter sua coerência na análise das condutas dos réus. Ele se manifestou por meio da Secretaria de Imprensa do STF.

Um pedido de vista pode durar até 90 dias e serve para obter mais tempo de análise do processo.

No caso de Fux, a maioria dos pedidos ocorreu em julgamentos do mérito das ações penais, quando era decidida a absolvição ou condenação. Já outros pedidos de vista foram registrados na análise de recursos e no aditamento de denúncias.

Depois de ano e meio seguindo integralmente o relator do caso do 8 de janeiro, ministro Alexandre de Moraes, Fux passou a divergir, em 2025, e virou o principal contraponto na Primeira Turma do STF.

Em outubro, Fux decidiu ir para a Segunda Turma do Supremo, na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. As informações são do jornal O Globo.

Leia também1 Quem é o ex-ministro de Dilma cotado para Ministério da Justiça
2 Novo pede tornozeleira e retenção de passaporte de Lulinha ao STF
3 Flávio diz confiar na lealdade de Tarcísio: "Está com a gente"
4 Barroso posta foto de encontro com Wagner Moura na Itália
5 Moraes será o novo presidente do STF a partir do próximo ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.