7 de Setembro: Bolsonaro chama Lula de “quadrilheiro”, no Rio
Sem citar nomes, presidente também voltou a condenar ações do STF
Gabriel Mansur - 07/09/2022 17h46 | atualizado em 08/09/2022 14h00























O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na disputa pela Presidência, nesta quarta-feira (7), durante ato em homenagem à Independência da República, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Durante seu discurso, o chefe do Executivo brasileiro chamou o petista de “quadrilheiro de nove dedos”. O candidato à reeleição também associou o PT a governos de esquerda na América Latina.
– Compare o Brasil com a Venezuela, com a Argentina, à Nicarágua. Em comum esses três países eles têm que são amigos do quadrilheiro de nove dedos que disputa a eleição no Brasil. Não vão voltar à cena do crime. Esse tipo de gente tem de ser extirpada da vida pública – disparou.
Em tom eleitoral, Bolsonaro declarou que faltava ao país acordar da “letargia” e da enganação das “palavras bonitas”, mais uma vez em referência ao PT.
– O que faltava para nós. Faltava acordarmos da letargia, da mentira, das palavras bonitas, mas de muita enganação. Não sou muito bem-educado, falo palavrões, mas não sou ladrão – acrescentou.
Sem citar nominalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que vêm sendo alvo de críticas do governo e aliados, o presidenciável voltou a condenar a busca e apreensão da Polícia Federal (PF) contra oito empresários bolsonaristas, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Luciano Hang, um dos investigados, estava ao lado do presidente durante o discurso.
– Queremos que os empresários e que vocês tenham liberdade para decidir o seu futuro. Somos escravos das nossas decisões. Veja a vida pregressa, principalmente para tomar as suas decisões. Tenho certeza de que vocês sabem o que fazer para se manter no caminho certo – concluiu.
Leia também1 Tarcísio de Freitas: "Vamos fazer do Brasil uma grande potência"
2 Líderes estrangeiros jantam com Bolsonaro no Itamaraty
3 Ciro Nogueira posta multidão na Esplanada e contesta pesquisas
4 Presidente de Portugal marca presença em desfile no DF
5 PT cogita acionar TSE contra Bolsonaro por "abuso de poder"