Leia também:
X Bolsonaro: ‘O Brasil confia na atuação de suas Forças Armadas’

1ª ordem de Lula a comandantes será “acabar com atos em QGs”

Petista chamou as manifestações de "desrespeito às próprias Forças Armadas"

Pleno.News - 13/12/2022 14h21 | atualizado em 13/12/2022 15h44

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/ André Borges

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer pôr fim aos protestos na entrada de quartéis pelo país. A remoção de manifestantes será um dos primeiros pedidos de Lula na conversa com os próximos comandantes-gerais das Forças Armadas, a serem confirmados por ele.

Lula já havia compartilhado com parlamentares de sua base aliada que trataria com os generais do plano de encerrar as aglomerações e acampamentos no entorno das organizações militares.

No fim da semana passada, Lula recebeu a cúpula do Avante no hotel onde despacha em Brasília. O encontro ocorreu na última quinta (8). Estiveram com o petista, entre outros, os deputados federais André Janones e Luís Tibé, ambos de Minas Gerais.

Na ocasião, Lula disse a eles que começaria no dia seguinte a apresentar seus novos ministros e a justificar os motivos da antecipação. Afirmou, então, que apontaria José Múcio Monteiro como novo titular da Defesa e que gostaria de conversar com os futuros comandantes logo, já que acabar com os atos nos quartéis era uma de suas prioridades. Lula disse aos líderes do Avante que considera as concentrações um “desrespeito” às próprias Forças Armadas.

Os oficiais-generais que assumirão Exército, Marinha e Aeronáutica já foram selecionados por José Múcio Monteiro. Lula planejava conversar com o general Júlio Cesar de Arruda (Exército), com o almirante Marcos Olsen (Marinha) e com o brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) na tarde de sexta (9). O encontro foi adiado a pedido de Múcio, segundo integrantes do governo, para que ele pudesse fazer uma reunião prévia prevista para esta terça (13) com o atual ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Na madrugada desta terça (13), o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Julio Danilo, afirmou que a manutenção ou não do acampamento no QG em Brasília será “reavaliada” após os atos de vandalismo registrados horas depois da diplomação de Lula, na sede do TSE. Ele ponderou, no entanto, se tratar de área militar, e que ao governo local cabem apenas ações acessórias, de ordem pública e limpeza. O delegado garantiu que os envolvidos nos crimes serão alcançados, onde quer que estejam. Ainda não se sabe quem são as pessoas por trás dos atos criminosos.

*AE

Leia também1 Vandalismo: Sem provas, Gleisi acusa Bolsonaro de ser cúmplice
2 "Será a volta deles?", diz Ciro Nogueira sobre os black blocs
3 Eleitos podem ser impugnados mesmo após a diplomação
4 Marco Feliciano critica viés da mídia sobre atos em Brasília
5 Lira: "Repudio veementemente desordem e violência"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.