13 ministros de Lula emendarão festas de fim de ano com as férias
Maior tempo de descanso será do ministro Carlos Lupi
Pleno.News - 23/12/2024 17h59 | atualizado em 23/12/2024 19h21
Os ministros do governo Lula (PT) estarão de recesso entre os dias 23 e 27 de dezembro e entre 30 de dezembro e 3 de janeiro. As datas das folgas foram determinada pelo Ministério de Gestão e Inovação, comandado pela ministra Esther Dweck, em uma portaria publicada em setembro deste ano.
Também terão direito ao descanso servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários vinculados ao Executivo.
Dos 38 ministros do governo Lula, 13 vão ampliar as folgas com férias. Cada um dos membros da Esplanada pode definir os dias de descanso. Os chefes das pastas precisam informar as datas para a Casa Civil da Presidência da República, responsável por divulgar a bonificação no Diário Oficial da União (DOU).
Os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Nísia Trindade (Saúde), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) divulgaram no DOU que vão entrar de férias antes do Natal, com o retorno para a Esplanada após o Ano-Novo.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, estará de férias entre os dias 20 de dezembro e 13 de janeiro. Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, vai ficar fora entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro. André de Paula, da Pesca e Aquicultura, folgará entre os dias 24 de dezembro e 3 de janeiro.
Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (Cidades), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento) e Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União) vão esticar as férias após o Réveillon.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, será o que estará mais tempo de fora da Esplanada. O ministro vai ficar de férias entre 20 de dezembro e 20 de janeiro de 2025.
Os ministérios do Desenvolvimento e Indústria, Trabalho e a Casa Civil disseram ao Estadão que os chefes das pastas ainda não definiram se vão, ou não, tirar férias no início de 2025.
*AE
Leia também1 Folga de fim de ano? Como vai ser o recesso de Lula, STF e deputados
2 Com dólar acima de R$ 6, PT cita 'Lula da sorte' e melhor economia
3 Lula autoriza crédito especial de R$ 273,7 milhões para o Judiciário
4 Ministro anuncia sindicância para apurar queda de ponte
5 Lula é proibido de usar remédios como o Viagra por 60 dias