Leia também:
X Izalci: STF não pode continuar sob “manto da intocabilidade”

PM prende 5º suspeito de atear fogo no interior de São Paulo

Indivíduo foi flagrado por câmera de segurança

Pleno.News - 27/08/2024 17h37 | atualizado em 27/08/2024 18h21

Foco de incêndio no interior de São Paulo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (26), um homem de 44 anos por causar incêndio em vegetação na Zona Sul de São José do Rio Preto, na última sexta-feira (23). Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado informou nesta terça (27), ele é o quinto suspeito detido no estado em menos de uma semana por ocorrências semelhantes.

Conforme a investigação, o indivíduo, que estava em uma motocicleta, foi flagrado por câmera de segurança ateando fogo em uma área de mata. Após investigações, ele foi identificado e preso.

Ainda nesta segunda, a Polícia Militar prendeu mais um suspeito de atear fogo intencionalmente no interior de São Paulo. A divulgação foi feita no mesmo dia.

O detido, de 27 anos, foi flagrado provocando incêndio criminoso no bairro Jardim Aurora, em Batatais, região de Franca. A PM havia recebido denúncia de que ele estaria ateando fogo em pastagem anexa a uma Área de Preservação Permanente (APP).

Após queimar uma área de pasto, o fogo se espalhou e atingiu a cerca e o quintal de uma casa. O Corpo de Bombeiros e uma equipe da prefeitura conseguiram conter as chamas e ninguém ficou ferido, segundo a pasta.

O suspeito foi detido e encaminhado para a delegacia de Batatais. Com ele, foram encontradas serras, alicate, isqueiro e uma caixa de fósforos.

É o segundo preso em Batatais pelo mesmo motivo em dois dias. O outro detido, de 42 anos, diz fazer parte de uma facção. Ele foi flagrado colocando fogo em uma área de mata na cidade e detido pela PM no último domingo (25). Os agentes foram acionados por moradores.

Segundo a SSP, o homem chegou a gravar um vídeo comemorando o gesto de provocar a queimada. Com passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga, ele foi indiciado por causar incêndio.

– Um dos presos se identificou como integrante da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) – disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à rádio CBN.

– Inclusive, teria feito um vídeo dizendo que cometeria um incêndio em nome da facção criminosa. É algo prematuro ainda, uma primeira informação. Isso vai ser aprofundado agora no inquérito da Polícia Civil – afirmou.

O estado de São Paulo vem sofrendo com incêndios florestais que avançam pelas cidades, bloqueando estradas, interrompendo operações em aeroportos e provocando mortes.

Após um fim de semana de transtornos, a Defesa Civil afirmou que não há mais registro de focos ativos de incêndios, mas 48 municípios permanecem em alerta máximo para queimadas. A Polícia Federal também instaurou novo inquérito para investigar os casos.

*AE

Leia também1 Incêndios em SP deverão afetar preços do açúcar e do etanol
2 STF: Dino ordena que governo se mobilize para combater incêndios
3 Pelo segundo dia seguido, Brasília amanhece coberta de fumaça
4 Estadão: "Governo parece incapaz de lidar com as queimadas"
5 Aeroporto de Goiânia cancela 26 voos por fumaça de incêndios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.