PL que libera acesso das polícias a dados de tornozeleiras é aprovado
Agentes poderão visualizar informações sem precisar de autorização judicial
Paulo Moura - 17/10/2024 13h43
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que permite que as polícias e o Ministério Público tenham acesso a dados e informações que sejam geradas por tornozeleiras eletrônicas sem precisar de autorização judicial. A proposta agora será encaminhada ao Senado.
A proposição, que tramita como o Projeto de Lei n° 989/2022, é de autoria do deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR). De acordo com o texto, membros do Ministério Público ou delegados estaduais e federais de polícia poderão acessar informações de localização georreferenciada em tempo real de acusados com tornozeleira para prevenção de delitos e realização de flagrantes.
O acesso aos dados, de acordo com o projeto, poderá ocorrer mesmo sem autorização da Justiça. Além disso, ficará registrará a identidade da pessoa que consultou a informação para que os órgãos de corregedoria possam apurar eventuais infrações disciplinares, assegurando ao servidor o direito à defesa.
Já para o caso daqueles que já estiverem presos, a Polícia Penal poderá recapturar o detento e levá-lo de volta ao presídio se ele descumprir as regras de uso da tornozeleira ou se for encontrado em local incompatível com os limites estabelecidos na decisão sobre uso do item.
Leia também1 Dia da Menopausa: Conheça dicas para aliviar os sintomas
2 Musk doou R$ 426 milhões desde julho para comitê pró-Trump
3 De volta às gravações, Rodrigo Faro diz que Vera Viel está curada
4 Com luxo nas redes, Thais Carla alega pobreza ao perder processo
5 Lucas Bove apresenta à Justiça prints contra Cíntia Chagas