Leia também:
X Ganhador da Mega-Sena é morto dentro de bar, no Ceará

PGR pede que STF derrube voto impresso nas eleições

Para Raquel Dodge, medida aumenta possibilidade de fraudes e causará entraves ao processo

Henrique Gimenes - 05/02/2018 18h02 | atualizado em 06/06/2018 20h34

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quer que STF acabe com obrigatoriedade do voto impresso Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Nesta segunda-feira (5), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a obrigatoriedade do voto impresso nas eleições deste ano. De acordo com Dodge, a medida diminuiu a segurança da votação, além de ser uma violação ao sigilo do voto.

O ministro Gilmar Mendes será o relator do processo. Para a PGR, a “implementação da mudança potencializará falhas, causará transtornos ao eleitorado, aumentará a possibilidade de fraudes, prejudicará a celeridade do processo eleitoral. Elevará, ainda, as urnas em que a votação terá que ser exclusivamente manual”.

O voto eletrônico nas urnas eletrônicas foi instituído em 2015. Com ele, os eleitores poderão conferir se as informações contidas no papel são as mesmas da tela. Para Raquel Dodge, no entanto, “a obrigatoriedade do voto impresso não servirá ao propósito de conferir a higidez do processo de votação eletrônica e, ainda, causará entraves e embaraços ao sistema de apuração”.

A procuradora-geral pede que o Supremo suspenda a medida e afirma que, no pleito deste ano, somente 5% das urnas eletrônicas irão disponibilizar o voto impresso. Além disso, a PGR ainda cita um estudo feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que afirma que os custos para adaptar as urnas no país sairia por R$ 1,8 bilhão.

Leia também1 Brasil adotará documento único para RG, CPF e título
2 Cristiane Brasil diz ser vítima de campanha difamatória

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.