Leia também:
X Podemos vai contra a restrição religiosa na terra Yanomami

PF desmonta esquema bilionário de ouro ilegal da Amazônia

Foram cumpridos três mandados de prisão e 27 de busca e apreensão

Pleno.News - 15/02/2023 15h48 | atualizado em 15/02/2023 17h05

Agentes da Polícia Federal Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação Sisaque contra um esquema de contrabando de ouro oriundo de garimpos ilegais na região amazônica.

Os policiais cumprem três mandados de prisão e 27 de busca e apreensão em Belém (PA), Santarém (PA), Itaituba (PA), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Manaus (AM), São Paulo (SP), Tatuí (SP), Campinas (SP), Sinop (MT) e Boa Vista (RR).

A Justiça Federal também autorizou o bloqueio de mais de R$ 2 bilhões dos investigados. A PF vê indícios de quaro crimes: organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração de recursos minerais sem licença e comércio de ouro obtido a partir de usurpação de bens da União.

O inquérito foi aberto em 2021 com base em relatórios da Receita Federal que apontaram o “esquentamento” do ouro extraído ilegalmente. O esquema seria operado por meio de empresas de fachada usadas na emissão de notas fiscais para introduzir o ouro no mercado como se fosse regular.

A investigação aponta que, entre 2020 e 2022, as notas fiscais fraudulentas ultrapassaram o montante de R$ 4 bilhões para aproximadamente 13 toneladas de ouro ilícito.

A PF identificou que o ouro extraído da Amazônia Legal era exportado, principalmente por meio de uma empresa sediada nos Estados Unidos, para países como Itália, Suíça, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos.

– Uma das formas de fazer isso era criando estoques fictícios de ouro, de modo a acobertar uma quantidade enorme do minério sem comprovação de origem lícita – explica a corporação.

O objetivo da operação é reunir novas provas contra o garimpo clandestino, especialmente na região de Itaituba, cidade de 92 mil habitantes no Vale do Tapajós, maior região aurífera do oeste paraense.

*AE

Leia também1 Podemos vai contra a restrição religiosa na terra Yanomami
2 Alexandre Garcia diz que Lula foi pedir dinheiro a Biden
3 Sede da OAB no RJ é esvaziada após ameaça de bomba
4 Governo federal avalia programa de câmeras em uniformes de policiais
5 "Vou trabalhar incansavelmente pela reforma do Código Penal"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.