PF vê equívoco em EUA classificarem facções como terroristas
Andrei Rodrigues deu declarações nesta sexta-feira
Pleno.News - 06/06/2026 14h58 | atualizado em 09/06/2026 18h31

Nesta sexta-feira (5), o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, classificou como “equívoco” a decisão dos Estados Unidos de classificar as facções criminosas brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
O diretor da PF disse que “as organizações terroristas têm motivos ideológicos, motivos religiosos, objetivos diferentes daquele do crime organizado que, em que pese aterrorizar as pessoas, busca o lucro”.
– E essa definição [como terroristas] é um equívoco, porque a estratégia de enfrentamento é diferente para um grupo e para outro grupo. Então, nós não podemos confundir essas iniciativas, né? Para o cidadão pouco importa a definição, qual a semântica, o que vai ser chamado esse grupo que está impingindo o medo – acrescentou.
Ele apontou ainda que a decisão americana não vai alterar a estratégia brasileira de combate ao crime organizado nem a atuação da PF no combate às facções criminosas. Segundo Rodrigues, o narcotráfico e o terrorismo têm características diferentes, portanto, exigem estratégias distintas.
Rodrigues defendeu também a cooperação das autoridades brasileiras com os EUA para a prisão de foragidos que estão em território americano e para o bloqueio do envio de armas para o Brasil. As informações são do G1.
Leia também1 CV invade condomínios e cobra R$ 300 de taxa a moradores no RJ
2 EUA: Classificação de PCC e CV como terroristas entra em vigor
3 Paraguai e Argentina também tratam CV e PCC como terroristas
4 Lula diz estar “triste” com decisão dos EUA sobre PCC e CV
5 Leia a íntegra da decisão dos EUA que tornou PCC e CV terroristas


















