Leia também:
X Malafaia: ‘Greve não resolveu problemas dos caminhoneiros’

Petrobras tenta evitar paralisação de funcionários

Servidores protestam contra privatização e pedem a saída do atual presidente da empresa

Ana Luiza Menezes - 28/05/2018 18h02

Funcionários protestam contra privatização Foto: Reprodução/ FUP

Nesta segunda-feira (28), o presidente da Petrobras, Pedro Parente, emitiu uma carta aos funcionários da estatal a fim de impedir a greve de 72 horas que eles agendaram para começar na próxima quarta-feira (30).

No texto, Parente explica que a decisão de reajustar os preços dos combustíveis diariamente em linha com o mercado internacional foi tomada em defesa da companhia e para evitar o crescimento da dívida.

– Como a Petrobras e a sua força de trabalho podem melhor ajudar o Brasil neste momento? – questionou o executivo, no impresso.

Ele defende que a mudanças não surgirão por meio de paralisações e pressões para redução de preços.

– Em nosso entendimento, isso teria justamente o efeito contrário: seria um retrocesso em direção ao aumento do endividamento, prejudicando os consumidores, a própria empresa, e, em última instância, a sociedade brasileira. Assim, neste grave momento da vida nacional, convidamos todos a uma cuidadosa reflexão – disse ele em outro trecho do documento.

A paralisação dos funcionários das refinarias foi definida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), no último sábado (26). Inicialmente, o protesto tem período definido de três dias, como uma advertência. Porém, outra paralisação de tempo indeterminado está sendo organizada. A federação apresentou cinco reivindicações à direção da Petrobras, incluindo a demissão do atual presidente e a redução dos valores cobrados nas refinarias.

Em sua defesa, Parente disse que a atual direção da companhia é firme e diligente. Ele também afirmou que não é corretor culpar a Petrobras pelos aumentos, visto que ela não é a única responsável pela formação dos preços dos combustíveis, destacando outros fatores responsáveis como os impostos que incidem sobre a gasolina e diesel e contribuem com os caixas dos governos estaduais e federal.

Leia também1 Temer diz acreditar que greve será resolvida até esta terça
2 Ministro diz que presidente da Petrobras não será demitido
3 Petroleiros entrarão em greve de 72 horas a partir do dia 30

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.