Leia também:
X Zambelli comemora assinaturas para abrir CPMI de “8 de janeiro”

Petista quer que o SUS distribua remédios à base de cannabis

Outros dois projetos sobre o tema tramitam no Senado Federal

Leiliane Lopes - 24/02/2023 22h00 | atualizado em 27/02/2023 11h13

Medicamento à base de canabidiol Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou o Projeto de Lei 89/2023 que tem como objetivo garantir a prescrição e a distribuição de medicamentos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto visa instituir a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol pelo SUS. Essa é uma iniciativa justificada pelos avanços do poder Judiciário em conceder medidas liminares autorizando a importação desses medicamentos e o autocultivo.

O petista quer garantir o direito a medicamentos nacionais ou importados, em associação a outras substâncias, desde que o cidadão tenha cadastro no SUS, comprove que não tenha condições financeiras para arcar com o medicamento e que tenha um pedido médico e um laudo que descreva as razões da prescrição.

– A legislação dos entes subnacionais vem avançando a passos largos. Municípios como Salvador, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, São Paulo, Goiânia, entre outras, e estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Nortes, DF e Piauí, vêm avançando nessa direção por meio da discussão ou mesmo aprovação de programas ou políticas para incluir tais medicamentos entre os assegurados pelo Sistema Único de Saúde – disse Paim.

Medicamentos à base de canabidiol são muito utilizados por pacientes com epilepsia, transtorno do espectro autista (TEA), esclerose, Alzheimer e fibromialgia.

Há outros dois projetos sobre o assunto no Senado, o PL 4.776/2019, do senador Flávio Arns (PSB-PR), que dispõe sobre o uso da Cannabis para fins medicinais e sobre a produção, o controle, a fiscalização, a prescrição, a dispensação e a importação de medicamentos à base da substância, seus derivados e análogos sintéticos; e o PL 5.158/2019, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), prevê a distribuição do canabidiol pelo SUS, mas não contempla outras substâncias medicinais produzidas a partir da maconha.

Leia também1 Zambelli comemora assinaturas para abrir CPMI de "8 de janeiro"
2 Feijão é aliado na luta contra a obesidade, aponta pesquisa
3 Lira deixou carnaval da Bahia rumo à SP em voo da FAB
4 Empresa confirma Elize como motorista de aplicativo
5 Cientistas se preocupam com o nível da "Geleira do Apocalipse"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.